A reinauguração do mercado municipal Juvenal Alves Pereira de Guararema ocorreu nesta semana, na segunda-feira (19). A entrega do espaço fez parte das comemorações de 123 anos da cidade.
O evento contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito de Guararema, José Luiz e Odvane Rodrigues, respectivamente, do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, do prefeito de Guarulhos e presidente do Condemat (Consórico de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Gustavo Henric Costa, de vereadores, secretários, autoridadades e lideranças da região e da população em geral.
“Fico feliz e honrado em ser prefeito dessa cidade quando ela completa 123 anos e em reinaugurar um prédio que nasceu em 1919, quando Guararema tinha 20 anos”, disse o prefeito Zé à equipe do O Novo.
”Fizemos um trabalho arquitetônico excelente e ainda valorizamos o produtor rural, a memória, as lembranças e os comerciantes de Guararema. Isso tudo gera renda. Essa obra é a realização de um sonho, feita com muito cuidado, amor e carinho, com toque especial de modernidade e ótima acessibilidade. A conclusão deste trabalho só foi possível porque tenho uma equipe competente, que está sempre do meu lado me apoiando”, completa o Prefeito Zé.
Segundo o vice-prefeito Odvane, a obra custou quase 1 milhão de reais e trará mais conforto, segurança e renda para os feirantes. “Sinto orgulho em entregar esse pedaço da história do guararemense", contou o vice.
O mercado irá funcionar de quarta-feira a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 13h.
Os comerciantes
Dentro do mercado, os novos comerciantes já passaram a ocupar os espaços dos boxes disponíveis para atuar no local. A equipe do O Novo conversou com dois deles para saber suas expectativas daqui para frente e lhes conhecer melhor. Confira abaixo:
Atuante no ramo há 4 anos, a comerciante Barbara Stefany Freitas da Silva Camargo tem um ponto comercial na Rua Marcondes Flores. nº 17, no centro da cidade e próximo ao Mercado Municipal, onde decidiu assumir um nicho. Barbara vende mais de 20 tipos de queijos de Minas, massas de uma colônia italiana de Quiririm e pães de queijo.
Ao O Novo, ela contou que as expectativas que tinha sobre o mercado municipal foram alcançadas e até ultrapassaram logo nos primeiros dias, e que espera que continue assim.
Já a comerciante Ivone Morais, que trabalhava na área da Educação e hoje é aposentada, conta que mora na cidade há 5 anos.
“Este era um sonho que consegui concretizar, que começou em 2010 quando conheci Guararema. Ao aposentar, meu sonho se realizou como eu queria, esse comércio é um desafio que me faz muito bem, para minha saúde inclusive. Por conta da pandemia, minha cabeça já estava a mil, estava sentindo falta de movimento”, conta Ivone.
Com nicho de embutidos e defumados, como salame, copa e linguiças para aperitivos, Ivone conta que já iniciou no ramo comercial a todo vapor com produtos, de selo artesanal de Guararema e outros lugares, como de Bento Gonçalves (RS).
Por fim, Ivone deixa um convite para os moradores e turistas: "Venham conhecer os boxes e produtos que preparamos e separamos para vocês”