Projeto 'Bombeiro na Escola' capacita estudantes em Guararema para lidar com situações de risco e emergência
A Prefeitura de Guararema, por meio da secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (31), a Formatura do Projeto “bombeiro na Escola”. Alunos do 4º ano do ensino fundamental participaram dessa parceria com corpo de Bombeiros da polícia militar, na escola E.M.Prof. Eunice Leonor Lopes Prado.
O projeto formou os primeiros alunos da rede Municipal em 2022. O cabo PM Edilson Barbosa dos Santos, bombeiro educador pertencente ao 17º Grupamento de Bombeiros, é que atua diretamente com os alunos.
As aulas tratam dos seguintes assuntos; acionando bombeiros, como trote, acidentes domésticos e os primeiros socorros, viaturas dos bombeiros, produtos de limpeza, incêndios, análise de vítimas, segurança no lar, riscos potenciais, remédios, engasgamento, queimaduras, acidente de trânsito, fraturas, riscos potenciais, animais peçonhentos, equipamentos, queimaduras, acidentes com crianças e reanimação cardiopulmonar (RCP).
Os alunos foram avaliados dia a dia, por seu instrutor. Para encerramento das avaliações os alunos fizeram uma redação, com tema “o que você aprendeu com programa bombeiro na escola”. Foram escolhidas as redações que mais se destacaram, assim mostrando como foi todo o processo de aprendizagem.
A entrega dos certificados de conclusão do curso contou com a presença do Vice-prefeito Odvane Rodrigues da Silva, O vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga (Fecco), os representantes do Corpo de Bombeiros, a Tenente PM Gabriela Silva Porfírio, o cabo PM Edilson Barbosa dos Santos, também teve o Mascote dos bombeiros, Cão faísca, o personagem que encanta a criançada.
“O programa na escola pode salvar vidas, sinto uma imensa felicidade de estar participando do evento aqui em nosso Município, com o programa as crianças ficam preparadas e aptas para replicar para seus familiares como proceder em cada situação de risco.” Destaca a Tenente PM Gabriela.
“O programa é muito importante, porque a base de tudo é a informação, assim sendo, as crianças irão ajudar bastante passando tudo que aprendeu para seus familiares”. Completa a Educadora Felícia Diniz Tavares.