Guararema

Guararema recebe o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

O Trem de Guararema opera com a emblemática Locomotiva a Vapor 353, conhecida como Velha Senhora

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Guararema recebe o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Nesta sexta-feira (25) de outubro, das 9h às 18h, será realizado o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens no Centro de Exposições no bairro de Luís Carlos, em Guararema. As inscrições para o Encontro terminam na quarta-feira, 23 de outubro. Os interessados devem se inscrever por meio do site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/.

O evento é organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. No Estado de São Paulo, Guararema é referência em projeto de preservação da memória e do patrimônio ferroviário, por isso, foi a escolhida para sediar o evento, realizado em parceria com a Prefeitura.

Com programação técnica e direcionada a profissionais da área, o Encontro abordará todo o processo de concepção e implantação do projeto do Passeio Turístico e Cultural de Maria Fumaça de Guararema, que consistiu em um amplo trabalho de conservação de patrimônio com a restauração da Estação Central e da Estação de Luís Carlos, a revitalização da Vila e toda a infraestrutura adequada para a implantação do Passeio.

“Esse será um encontro de caráter mais técnico para que outros municípios consigam adotar políticas públicas como a de Guararema na preservação e difusão de seus acervos ferroviários”, explica Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP). 

Programação
A abertura do evento será feita por Adriano de Toledo Leite, Prefeito Municipal de Guararema; Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior, Coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; André do Prado, Deputado Estadual e Marcio Alvino, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário.

Entre outras atividades, serão realizadas duas mesas técnicas.

Às 11h, acontece a mesa técnica “Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário”, que discutirá e questionará como cada órgão governamental se posiciona para apoiar os projetos de preservação. Participarão da mesa Anderson Félix de Sá, da Superintendência de São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Roberto Menezes Ravagnani, do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/SP), Denis Fabrício de Oliveira Selymes, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/SP) e José Antonio Chinelato Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH/SEC).

Às 14h, prossegue o Encontro com a mesa técnica “Patrimônio Ferroviário de Guararema: estratégias e ações práticas de um caso exitoso de Parceria Público/Privado. Musealização do Patrimônio Industrial e os desafios da Economia Criativa para a Cultura e o Turismo”, com a participação de Sandra Regina Olivieri, Assessora Geral de Gabinete da Prefeitura Municipal de Guararema e Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário; Bruno Sanches, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Mario César Vilhena, Especialista de Relações Institucionais da MRS Logística; Luis Antonio Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP) e Luís Fernando Novais, que aborda questões da economia criativa – Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE).

Às 16h, haverá a Plenária coordenada por Luiz Palma, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo. As considerações finais sobre os trabalhos do dia serão conduzidas por Davidson Kaseker e Sandra Regina Olivieri. 

Percurso de trem
Como parte da programação de recepção do evento, está previsto o percurso de sete quilômetros de trem da Estação Central de Guararema para a Estação Luis Carlos, mediante adesão dos participantes no ato da inscrição. O participante poderá optar também por comparecer diretamente ao local do Encontro, no Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”, localizado em Luis Carlos, com recepção organizada a partir das 9h, lembrando que o evento terá início às 10h.