Guararema

Guararema realiza reuniões do Grupo de Gestantes

Encontros permitem a troca de conhecimentos e experiências entre as mulheres, seus acompanhantes e a equipe multiprofissional

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Guararema realiza reuniões do Grupo de Gestantes

Divulgação

Como parte das ações da Campanha Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (10) reuniões do Grupo de Gestantes, espaço de discussão para as mulheres grávidas de Guararema.

Os encontros permitem a troca de conhecimentos e experiências entre as mulheres, seus acompanhantes e a equipe multiprofissional. Dúvidas, expectativas e anseios que, muitas vezes, não encontram espaço para resolução nas consultas de pré-natal, são abordadas durante os encontros, que, neste mês, estão focados no tema “Amamentação: proteção para a vida inteira”.

Nesta quarta-feira (10), a ação aconteceu pela manhã no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) e, à tarde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Dulce. Há ainda mais uma edição programada, marcada para 24 de agosto, na UBS Lambari. 

Na semana passada, as equipes de enfermagem das Unidades de Saúde e da Santa Casa de Guararema participaram de uma capacitação com a médica pediatra Rosângela Debora da Cunha, do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, também como parte das ações da Campanha Agosto Dourado. 

Foram abordados temas a partir do slogan “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, reforçando o engajamento das pessoas e organizações na cadeia de calor em apoio da amamentação e estimulando ações para que ocorra esse fortalecimento. 
A capacitação ocorreu no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) na primeira semana de ações do Agosto Dourado no município. 

Por conta da Campanha Agosto Dourado, ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ações voltadas ao tema “Amamentação: proteção para a vida inteira”, junto às Unidades de Saúde e Santa Casa. A Campanha também tem como objetivo informar que o ato de amamentar auxilia na nutrição do bebê, na prevenção de doenças e até mesmo no vínculo afetivo entre mãe e filho.

A cor dourada está relacionada ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São 30 dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Nas unidades, a informação sobre o tema está sendo reforçada pelos agentes de Saúde. Nas redes sociais, conteúdos informativos sobre a importância da amamentação serão disponibilizados. Além disso, outras ações para fomentar o tema serão anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde.