Guararema mantém nascente para conscientização ambiental

Nascente Modelo fica localizada no bairro do Ipiranga, próximo ao centro da cidade

Divulgação

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mantém uma nascente como Nascente Modelo Municipal, com o intuito de incrementar as atividades de educação ambiental e conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. 

A Nascente Modelo fica localizada no bairro do Ipiranga, próximo ao centro da cidade. Ela alimenta o Ribeirão Ipiranga, que deságua no Rio Paraíba do Sul, principal responsável pelo abastecimento de água da cidade. 

O local da nascente e seu entorno encontram-se em Área de Preservação Permanente preservada e coberta por vegetação nativa, garantindo sua integridade. O espaço, futuramente, será implantado um Parque Urbano com tema voltado à biodiversidade, recursos hídricos e aplicação de educação ambiental para toda a população e visitantes da cidade.

Diversas visitas à nascente foram realizadas, todas organizadas pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos. O local recebeu várias escolas e instituições, como o Instituto Suinã, integrantes da Agriapsi e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema.

“A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é ter um espaço para que possamos utilizar como exemplo. Com a nascente modelo, promovemos visitas, estudos e mostramos a importância da conservação ambiental”, explica o assessor da Prefeitura de Guararema, Ricardo Moscatelli. “Por conta de seus serviços ambientais fundamentais que nos prestam estes espaços eles devem ser tratados com cuidado especial, por isso a importância do programa”, completa. 

As nascentes são os pontos de afloramento da água do lençol freático, elas são responsáveis por alimentar a água dos rios garantindo o abastecimento da cidade. 

Com a alta exploração das áreas de mata nativa as nascentes ficaram expostas podendo deixar de produzir água, comprometendo toda a dinâmica hídrica, afetando a sobrevivência de todos os seres vivos.