Guararema

Guararema conclui primeiro ano de PUFV com Mostra Pedagógica em 16 escolas com 45 projetos realizados

Professores, alunos e comunidade unem esforços na Mostra Pedagógica, revelando a força do Programa A União Faz a Vida

Redação

Publicado

há 4 meses

em

Guararema conclui primeiro ano de PUFV com Mostra Pedagógica em 16 escolas com 45 projetos realizados

Foto: Divulgação

Guararema encerrou o ciclo de apresentações da Mostra Pedagógica do 2º semestre pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV) em 16 escolas municipais. Foram 45 projetos realizados com foco no Jardim I e II, com mais de 850 alunos impactados. A Mostra Pedagógica é aberta à comunidade justamente para que as famílias possam participar do momento e prestigiar seus filhos, já que a metodologia inclui pais e responsáveis nas atividades.

O PUFV valoriza o professor e oferece a possibilidade de mudar a maneira de ensinar. Já o aluno se torna protagonista do seu aprendizado. Para que a metodologia fosse aplicada, 66 gestores e professores municipais participaram das formações e iniciaram a implantação.

A professora Cintia Prado da Mota Cruz, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, usou a metodologia para ensinar sobre plantas medicinais no projeto intitulado “Inventário das plantas medicinais”. Com a ajuda dos avós e das famílias, as crianças pesquisaram que tipo de chá era mais consumido em cada casa e para qual uso. Além disso, a professora usou a temática para ensinar quem descobriu o chá como remédio e foi precursor do uso no Brasil, quem inventou a bebida na sua forma de preparo, quais culturas têm hábito de tomar a bebida e outra aplicações.

“Os alunos tinham a missão de catalogar as plantas medicinais que faziam parte da vida delas, fizeram o processo de secagem para construção da ficha medicinal e construímos um gráfico de quais eram as plantas mais usadas pela comunidade”, conta a professora.

Cintia ainda reforçou que a metodologia permite contextos significativos para assimilar o conteúdo com interação, brincadeiras e explicou mais detalhes das atividades. “Para fixar a mensagem fizemos também o ‘dia do chá da realeza’, eles vieram vestidos de príncipes e princesas e tomaram chá na xícara de porcelana. Uma situação amarrava à outra, o que rendeu essa grandiosidade ao projeto. A comunidade foi muito participativa em todo o processo, as vovós falaram do uso da natureza como recurso para nossa saúde, a própria coleta das mudas foi feita com todas as famílias, enfim, essa potência do projeto aconteceu graças à participação de todos.”   

A assessora do Desenvolvimento de Cooperativismo da Sicredi Progresso, Miriam Sell, acompanhou a Mostra e destacou o envolvimento de todas os professores e alunos na execução do PUFV. “Ficamos encantados com toda a dedicação dos professores em cada etapa, na beleza e o capricho da Mostra e muito mais em poder ver de perto as crianças alegres, contando sobre seus projetos, totalmente envolvidas na aprendizagem. Essa é a diferença do PUFV, um estímulo e um olhar diferente para cada conteúdo que precisa ser estudado. Guararema está de parabéns!”, frisou Miriam.

PUFV

O PUFV é o principal programa sistêmico de educação do Sicredi. Atualmente mais de 4.400 crianças são impactadas com as atividades em Toledo, Nova Santa Rosa, Tupãssi, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, no Paraná e, em Guararema, São Paulo.