Covid-19: Guararema vacina 65% da população e supera média nacional e estadual

Número mostra que pelo menos 18,7 mil receberam uma dose do imunizante; município figura em patamar superior ao da média nacional (48,5) e estadual (58,7)  

Vitoria Mikaelli

Guararema atingiu nesta terça-feira (03) a marca de 65% da população que recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O índice é superior ao da média nacional e estadual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até esta terça-feira (03), 18.758 pessoas haviam recebido a primeira dose, além de outras 853 que foram imunizadas com dose única, totalizando 19.611 moradores. A estimativa leva em consideração a projeção de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima 30.136 moradores no município.

Quando comparada com os cenários nacional e estadual, a cobertura vacinal contra o coronavírus em Guararema ganha ainda mais destaque. Isso porque a média de população vacinada dos Estados brasileiros é de 48,5%, enquanto a estadual – mais elevada – é de 58,7%.

O prefeito Zé comemorou o índice positivo de vacinação contra a doença e reforçou que o trabalho em Guararema continua para que toda a população tenha acesso à vacina. “Atingir uma marca tão simbólica, inclusive acima das médias estadual e federal, é muito significante para a Administração Municipal e para o município como um todo”, diz. “A Secretaria Municipal de Saúde continua desempenhando seu trabalho em busca do nosso objetivo de vacinar todos os moradores de Guararema”, completa.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em 21 de janeiro em Guararema e, desde então, vem seguindo rigorosamente os planos estadual e federal de imunização.

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou três edições do Dia D da vacinação, que aceleraram ainda mais o processo de imunização no município.

Mesmo com o índice acima da média de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde segue cobrando novas doses dos imunizantes. “A grande dificuldade do município é o recebimento de doses insuficientes para os grupos abertos. A Secretaria da Saúde tem realizado as solicitações frequentemente à Secretaria de Estado da Saúde para o encaminhamento de novas doses", explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

 

Cadastro 

O cadastro para vacinação está disponível no Vacina.Digital, no site da Prefeitura de Guararema (guararema.sp.gov.br), no banner da página inicial ou no link “Cadastramento Para Vacinação da Covid-19”. Vale ressaltar que também é obrigatório que seja realizado o cadastro no vacinaja.sp.gov.br, do governo do Estado.

 

 

Crédito foto: Vitoria Mikaelli