Guararema

Fundo Social lança campanha de arrecadação de absorventes e coletores menstruais

Doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira na sede da entidade

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Fundo Social lança campanha de arrecadação de absorventes e coletores menstruais

Vitoria Mikaelli

Em Guararema, a campanha Fluxo do Bem foi lançada visando a arrecadação de absorventes íntimos e coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas na sede do Fundo Social de Solidariedade, na rua Dona Laurinda, 193, no Centro de Guararema.

Além de arrecadar os itens, o objetivo da campanha Fluxo do Bem é conscientizar a população sobre a realidade de mulheres que, por questões socioeconômicas, não têm acesso aos itens de higiene feminina.

"Sabemos da realidade de mulheres que não têm acesso a estes itens e, para amenizar essa necessidade, estamos lançando a campanha Fluxo do Bem", explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carmem Rosana. "Além de arrecadar os itens, queremos mostrar esse cenário para as pessoas, para que aos poucos a gente consiga reverter esta realidade", completa.

Dignidade menstrual

Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública.

Diante do pouco dinheiro para produtos básicos de sobrevivência, são as adolescentes o alvo mais vulnerável à precariedade menstrual. Sofrem com dois fatores: o desconhecimento da importância da higiene menstrual para sua saúde e a dependência dos pais ou familiares para a compra do absorvente.

Dados da ONU apontam que, no mundo, uma em cada dez meninas faltam às aulas durante o período menstrual. No Brasil, esse número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes.