Falta de água afeta moradores de Guararema por quase 24 horas

Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), órgão responsável pelo abastecimento de água em Guararema, recebeu diversas reclamações dos usuários. Em vários bairros da cidade os moradores informaram que o problema de falta d’água chegou a durar 24h.
Através de uma publicação no facebook, o jornal O Novo,  entrou em contato com diversos residentes da cidade. Após pesquisa, registrou-se que os bairros mais afetados pela falta de água foram: Ipiranga, Freguesia da Escada, Vale dos Eucaliptos, Nogueira e Centro, entre outros bairros.
A empresa responsável  esclareceu que no dia 16 de janeiro, houve problemas eletromecânicos na válvula da captação de água bruta no Rio Paraíba do Sul. 
"A Sabesp interrompeu a captação de água das 8hs ás 13:30 para manutenção emergencial. Com isso os reservatórios da Estação de Tratamento - ETA Guararema- baixaram muito os níveis de reserva de água gerando, falta de água na região central do município e bairros adjacentes. O problema da captação foi resolvido ás 13:30hs e a reserva de água tratada estabilizou-se as 18hs.", resaltou Walter Cabral, encarregado do Posto de Operação.
Além disso, ele informou que alguns bairros normalizaram o abastecimento a partir da 00h00 " O Centro, Nogueira, Ipiranga, Freguesia, Instituto do álcool, Luiz Carlos e em alguns lugares, passaram desse horário. Isso foi devido a entrada de ar na rede de distribuição de água tratada. Técnicos da Sabesp trabalharam junto a saída dos reservatórios para solucionar o problema. Mas no dia 17 de janeiro, foi normalizado o abastecimento em todos os bairros com exceção do Vale dos Eucaliptos, que necessita de sistema de bombeamento para atender com pressão suficiente as partes altas do bairro. Este sistema de bombeamento (booster) está com baixo rendimento e vazão da bomba. Dia 17 de janeiro, as equipes de manutenção eletromecânica da Sabesp irão realizar a troca da bomba existente por uma bomba de maior pressão e vazão para atender a todos os imóveis do bairro."
 A manutenção foi realizada no dia, 17 de janeiro.