Escola da Natureza é exemplo em educação sustentável para as crianças de Guararema

A Escola da Natureza trouxe uma nova possibilidade de ensino para as crianças de Guararema e vem fazendo muito sucesso entre os alunos e educadores

A Escola da Natureza Francisca Lerário foi inaugurada em agosto em Guararema, com a linda missão de educar os alunos para a chamada "Conviviologia", que é a harmonia dos seres humanos com o meio ambiente. A Família Lerario que doou o imóvel à cidade, é homenageada, ainda, com a denominação dos principais espaços externos, sustentados pelos pilares da Arte, Educação, Ludicidade e Meio Ambiente. Logo na entrada, uma moldura gigante é um convite ao registro fotográfico da promissora visita. 

De acordo com a Coordenadora da Escola, Professora Ester Restivo, “foi um encontro muito proveitoso, saímos daqui certas de que temos em mãos um excelente recurso e muita disposição por parte da Diretora Naiara Fiorda para, juntos, encontrarmos caminhos para promover uma Educação que possa cumprir o seu papel de nos conectar com a nossa identidade planetária, como diria Moacir Gadotti em sua obra Pedagogia da Terra”.

Um dos espaços prediletos dos alunos, o Ateliê é um espaço de estímulo à criatividade. Ali tudo gira em torno da livre imaginação: antiga mala (de viagem) tem tag com os dizeres: Criar é Viajar; o despertamor (ex-despertador) é um convite ao sentimento e o velho ferro de brasa anuncia seu novo uso: “Passar o tempo”! Que tal costurar novas ideias nas máquinas do tempo da vovó? Mesas no melhor estilo maker aguardam artistas-mirins e o ambiente dá a receita: a Parede Ecológica tem cabeças de elefante, tigre, leão, alce tudo feito de embalagem de amaciante e afins. Potinho de yakult vira porquinho, pinha vira tartaruga, caixa de ovo vira coelho, tira de papel vira barco, retalho de pano vira coruja, rolinho de papel higiênico vira Dupla Dinâmica (Batman e Robbin) e muito, muito mais… é preciso prestar atenção em cada detalhe, porque é uma overdose de bom gosto e inventividade!   

A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os que acreditaram e trabalharam, com entusiasmo, generosidade e dedicação para a sua implantação: Empresas apoiadoras/financiadoras do Projeto, Parceiros, Funcionários da Prefeitura (e seus familiares) e ao Criador, por nos oportunizar a Vida, a Inteligência, o Trabalho e a Evolução da Terra!

A escola tem sido muito bem vista e visitada por diversos alunos, e que querem retornar logo!