Guararema

Eleições 2022: eleitorado de Guararema cresceu 6,5% em quatro anos, apontam dados do TSE

Informações levantadas mostram que, mulheres e pessoas com apenas ensino médio completo compõe a maior parte dos eleitores da cidade

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Eleições 2022: eleitorado de Guararema cresceu 6,5% em quatro anos, apontam dados do TSE

Neste ano, pessoas de todo o país irão às urnas votar no dia 2 de outubro / Foto: Reprodução/WhatsApp

Um levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrou que, atualmente, Guararema tem 25.664 eleitores aptos a votar. Os dados também apontam que o eleitorado da cidade cresceu cerca de 6,5% em relação aos números de 2018, quando o município tinha 24.082 eleitores aptos. No Alto Tietê, são 1.221.164 pessoas aptas a votar.

Os números do TSE também mostram o perfil do eleitorado de Guararema. De acordo com as informações da plataforma, as mulheres compõe a maioria dos eleitores da cidade, com 13.094, o que equivale a 51% do eleitorado guararemense. Já os homens, 12.568, correspondem a 49% do total.

Em relação à faixa etária desses eleitores, Guararema tem 243 jovens eleitores, ou seja, pessoas com idade entre 16 e 17 anos. E, ainda no grupo de pessoas cujo voto é facultativo, a cidade tem 2.553 pessoas com 70 anos ou mais, mas que ainda estão aptas a votar.

Entre os eleitores de Guararema, a maioria está na faixa dos 40 a 44 anos, 2.675 eleitores. O valor representa pouco mais de 11% do eleitorado total do município. Em segundo lugar, está a faixa dos 35 aos 39 anos, com  2.553 pessoas (10,6%), seguido pela faixa dos 30 a 34 anos, com 2.432 (10%).

Outro aspecto analisado pela plataforma do TSE é o grau de instrução dos eleitores de Guararema. De acordo com os dados do levantamento, a maioria das pessoas aptas a votar no município tem apenas o ensino médio completo. Neste grupo, são 7.426 eleitores, aproximadamente 29% do total.

Em seguida, aparecem as pessoas com o ensino fundamental incompleto (25,3%) e com o ensino médio incompleto (15,9%). Em Guararema, cerca de 10,7% do eleitorado possui ensino superior completo, o que equivale a 2.751 pessoas.

Por que votar?

Em entrevista ao O Novo, Lavínia Bragante, de 18 anos, contou um pouco da experiência e da expectativa de estar indo às urnas pela primeira vez.

“Eu estou muito ansiosa para votar pela primeira vez. A primeira vez vai ser agora, em 2022, para presidente da República. A sensação é que, finalmente, politicamente dizendo, vou poder colaborar com o país, votando em alguém que siga meus ideais”, comenta Lavínia.

Ela também ressalta, ao ser perguntada do por quê acha importante votar, que se trata de um “exercício de cidadania”.

“É ter local de fala na área da política, é importante porque um voto pode mudar tudo, e voto nulo não faz revolução”, explica.

Além de Lavínia, quem também ressalta a importância do voto é Walter Moura, de 84 anos. Apesar de não ter mais a obrigação de ir às urnas, ele não deixa de lembrar o quão importante é o exercício deste direito.

“Acho que todo o povo tem o direito de escolher aquilo que acha melhor para si e para todos os brasileiros”, afirma.

Ele também destaca que o voto tem que ser consciente. “Acho muito importante as pessoas votarem, mas antes é necessário saber realmente em quem está votando, para não entregar o país a pessoa errada”, alerta Walter.