Mogi das Cruzes

ETA Centro recebe novo módulo para cilindros de cloro e Semae treina servidores para operação segura

Semae treina servidores para operar um novo módulo para armazenamento e manuseio de cilindros de cloro. A nova estrutura reduz riscos e melhora a ergonomia, parte de um pacote de melhorias para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 6 meses

em

ETA Centro recebe novo módulo para cilindros de cloro e Semae treina servidores para operação segura

Foto: PMMC

Os servidores do Departamento de Operações do Sistema de Água do Semae participaram na última sexta-feira, 26 de abril, de um treinamento para aprender a operar o novo módulo destinado ao armazenamento e manuseio dos cilindros de cloro, em fase de instalação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro.

A iniciativa surge após sugestões dos próprios servidores envolvidos na operação, visando melhorar as condições de trabalho, especialmente em relação à segurança e ergonomia. O novo módulo possui um mecanismo deslizante para abertura e fechamento, o que reduz significativamente a necessidade de manuseio direto dos cilindros pelos operadores. Com essa mudança, tanto a descarga quanto o içamento dos cilindros serão realizados por caminhão munck, fornecido pela empresa que distribui o cloro.

O módulo de armazenamento faz parte de um conjunto mais amplo de melhorias planejadas para a ETA Centro. Entre as atualizações previstas estão a modernização do sistema de tratamento de água, incluindo melhorias no sistema de filtragem, reformas e impermeabilização dos filtros, instalação de uma linha de retrolavagem, substituição de válvulas e a instalação de equipamentos de automação.

Flávio Alessandro de Oliveira, coordenador de Produção de Água da ETA Centro, explicou que o treinamento para a operação do novo módulo é apenas o início do processo. "Serão quatro treinamentos com equipes de operadores da ETA Centro e da ETA Leste, onde o Semae também instalará um novo sistema de lavador de gás", disse ele.

Essas ações têm como objetivo aprimorar a eficiência do sistema de tratamento de água e garantir maior segurança para os trabalhadores, confirmando o compromisso do Semae com a qualidade dos serviços prestados à população.