Guararema

Assembleias de Núcleo no Sicredi: o associado como dono do seu próprio negócio; é direito e dever do sócio

As assembleias são fundamentais para a boa governança da Cooperativa

Assembleias de Núcleo no Sicredi: o associado como dono do seu próprio negócio; é direito e dever do sócio

A próxima semana é muito importante para o Sicredi e os associados da Cooperativa no Alto Tietê. Nos dias 1º, 2 e 3 de abril acontecem as Assembleias de Núcleo anuais em Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Suzano. Essas reuniões permitem que a decisão coletiva prevaleça, afinal, os associados têm a oportunidade de votar sobre temas como destinação dos resultados, eleição dos seus representantes, aprovar contas, entre outros assuntos de interesse do quadro social. A condução dos eventos fica a cargo do presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler, e os mesmos são abertos para participação de todos os sócios da respectiva agência/cidade.
Para o presidente, as Assembleias são fundamentais para a boa governança da Cooperativa. Com espaços sempre lotados estima-se que, neste ano, pelo menos 30% dos associados estão participando ativamente dos eventos que ocorrem nas agências de todo o país. “Essa adesão massiva demonstra que o cooperativismo não só tem crescido como também tem se fortalecido e se tornado referência no mercado financeiro, pois somos uma alternativa nesse cenário. É o momento de os donos participarem, discutirem, aprovarem as contas e conferirem sobre o resultado financeiro”, enfatiza.
A principal diferença entre um banco e uma cooperativa – que atuam sob as mesmas regras exigidas pelo Banco Central – está no fato de o banco ser controlado por acionistas, que buscam lucro, enquanto a cooperativa seguirá o caminho determinado pela maioria dos associados. Dessa forma, todos os associados têm participação econômica, com uma parte em quotas do negócio, de acordo com sua movimentação financeira, garantindo os pilares da transparência e da democracia, dois princípios do cooperativismo.
É direito e dever do sócio participar das assembleias, questionar, sanar dúvidas e votar. Em outras palavras, exercer o seu papel de verdadeiro dono do negócio. Em 2018, por exemplo, o Sistema Sicredi no Brasil atingiu R$ 95,1 milhões de ativos, com resultados que chegaram a R$ 2,7 bilhões. Parte desse resultado integra as chamadas sobras, que são, na realidade, o lucro das cooperativas, um valor do qual os associados podem decidir o futuro, inclusive, com relação ao montante a ser distribuído entre os próprios cooperados, de acordo com a movimentação de cada um no determinado período/ano.
“A assembleia é um dos momentos de maior importância para a cooperativa e para os associados. 
É nesse encontro que serão decididos os caminhos seguidos pela organização ao longo deste ano. A participação de todos é fundamental para que o sistema cooperativo, de fato, se concretize como um modelo justo e transparente”, afirma Leandro Bortolotto, gerente regional de desenvolvimento. 
A unidade de Suzano fica na Rua General Francisco Glicério, 1189, no Centro. O endereço em Itaquaquecetuba é Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 193, na Vila Virgínia, ao lado da Prefeitura de Itaquaquecetuba. Já a agência em Guararema atende na Rua Francisco Freire, 25.