Guararema

Alto Tietê muda para a fase laranja do Plano de Retomada Consciente

Anúncio foi feito em coletiva de imprensa do Estado de São Paulo e começa a valer na segunda-feira (15)

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Alto Tietê muda para a fase laranja do Plano de Retomada Consciente

Google Maps

 

Na quarta-feira, dia 10, o Governo do Estado de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa a mudança de fase da região do Alto Tietê, que a partir da segunda-feira (15), está na fase laranja do Plano de Retomada Consciente do Estado.
A notícia foi informada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. De acordo com Vinholi, o novo quadro representa a mudança de fase de 26% da população do Estado, o equivalente a 11.4 milhões de pessoas que estão saindo da fase vermelha do plano.
A maior flexibilização do comércio foi permitida após a ampliação de leitos e respiradores que estão sendo destinados aos hospitais regionais do Alto Tietê. Segundo o Plano de Retomada Consciente, os principais itens avaliados para a retomada econômica são: capacidade do sistema de saúde da região, além da evolução do número de casos, internações e óbitos por Covid-19.
Já na próxima segunda-feira, dia 15, está permitida a reabertura de shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércios de rua e serviços setoriais específicos (com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão). 
Na fase laranja ainda fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
A situação das cidades está sendo acompanhada pelo governo semanalmente e é importante ressaltar que caso exista uma piora nos casos de Covid-19 no Alto Tietê, a região pode voltar para a fase anterior (vermelha).

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.