Guararema

Guararema continua na fase vermelha do Plano de Reabertura Consciente

Na classificação vermelha continua permitida apenas a abertura de serviços essenciais para a população

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Guararema continua na fase vermelha do Plano de Reabertura Consciente

Prefeitura Municipal de Guararema


Após coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, dia 3, o governador João Doria anunciou que a classificação de Guararema e demais cidades do Alto Tietê no Plano de Retomada Consciente do Estado de São Paulo, continua a mesma da semana em que o plano foi divulgado, na fase vermelha.
De acordo com o Plano de Retomada Consciente, a fase vermelha é de alerta máximo, quando são liberados apenas os serviços essenciais para a população, como serviços de saúde, alimentação, abastecimento, serviços gerais, logística, segurança, comunicação social e construção civil. Para sair da fase, a região do Alto Tietê (Oeste) precisa melhorar a capacidade do seu sistema de saúde e apresentar diminuição nos números de casos, internações e mortes por Covid-19.
De acordo com as informações divulgadas na coletiva, a nova classificação do Estado de São Paulo deve sair apenas na segunda-feira, dia 15 de junho. “O nosso compromisso com vocês, com todos os setores e cidadãos é de previsibilidade. Nós não podemos tomar decisões com base no indicador do dia e é por isso que nós temos a manutenção da regionalização a cada duas semanas”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico Estadual, Patrícia Ellen.
A expectativa é de que na data a região do Alto Tietê consiga passar para a fase laranja (de controle), em que shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércios de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Nesta fase ainda fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
Na coletiva, o Governo do Estado ainda reforçou que as principais medidas de combate ao coronavírus são o distanciamento social e o uso de máscaras de proteção.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.