Rede de Ensino promove formação voltada ao autoconhecimento

Formação foi direcionada aos servidores e abordou o livro: “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”

Prefeitura Municipal de Guararema

No mês de Outubro, em que se comemora o Dia do Professor e o Dia do Funcionário Público, a Secretaria Municipal de Educação de Guararema promoveu uma formação direcionada para todos os profissionais, abordando o livro: “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”, do médico, psiquiatra e escritor brasileiro, Augusto Cury, trazendo oportunidades de reflexões, trocas de experiências e cruzamento de emocionantes histórias.

A ação visava contribuir para formar todos os educadores que buscam conhecer mais sobre o funcionamento da mente. Na obra, Cury descreve a importância de se trabalhar com excelência os hábitos dos pais e professores, contribuindo para que filhos e alunos tenham mentes saudáveis, pacientes, inventivas, seguras, resilientes e solidárias.

Sobre o projeto, a professora Valéria Lima ressalta: “a nossa formação foi baseada na riquíssima obra do Dr. Augusto Cury, oportunizando excelentes reflexões, não somente para o contexto educacional, também nos conduziu a repensar aspectos fundamentais da nossa prática e sentir o desejo de nos aperfeiçoar, enquanto ser humano, em todas as áreas de nossa vida.”

Durante a formação, foi abordado, ainda, como conduzir os jovens com amor, compreensão e disciplina, colaborando para um futuro onde as crianças respeitem a vida, despertem a autoestima e desenvolvam bons hábitos. Diretores e coordenadoras, protagonistas da formação, convidaram todos os profissionais das escolas a descobrirem seus alunos e filhos, refletindo sobre atitudes simples, posturas corajosas e abertura de diálogo para revolucionar a educação. “A formação nos fez refletir sobre os desafios da arte de educar. Pais e professores buscam o mesmo objetivo de tornar as crianças mais felizes e abastecidas de inteligência e aprendizagem”, reforça Vivian Martins Barbosa, auxiliar de alimentação e serviços gerais do município.