Educação

Em Mogi, pais se mostram confiantes com a volta às aulas

Mesmo com o surto da gripe H3N2 e as novas variantes da Covid-19, responsáveis pelos alunos são favoráveis ao retorno à escola

Tatiana Silva

Publicado

há 2 anos

em

Em Mogi, pais se mostram confiantes com a volta às aulas

Colégio Gênesis volta às atividades com toda segurança. Foto: Divulgação

Na região, somente na semana passada, foram registradas 21 mortes por Covid-19, segundo dados divulgados pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O aumento de casos pela nova variante Ômicron na região tem dividido opiniões de pais e responsáveis sobre a volta às aulas.

Segundo a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, as aulas da rede municipal retornarão de forma presencial a partir do dia 4 de fevereiro. As unidades escolares estão preparadas para receber os estudantes, que deverão continuar utilizando máscara e álcool em gel, seguindo todos os protocolos necessários e a recomendação de distanciamento. “Cada escola conta com uma Brigada da Pandemia da Escola para reforçar e acompanhar o cumprimento dos protocolos sanitários. A Secretaria realizou, no ano passado, ações de atendimento psicoeducacional e de acolhimento a estudantes, familiares e profissionais, que serão retomadas e fortalecidas este ano para promover a retomada integral das oportunidades de desenvolvimento dos alunos”, complementou a nota. 

Os alunos voltaram às aulas presenciais com 100% da capacidade, desde novembro de 2021, e o retorno tem sido avaliado como positivo pelos pais e pelas crianças. Além de possibilitar a recomposição das aprendizagens, com saltos nos conhecimentos desenvolvidos a cada dia, o retorno presencial fortalece as habilidades de interação social das crianças e promove o desenvolvimento físico a partir de atividades esportivas e da alimentação de alta qualidade.

De acordo com uma enquete realizada no Instagram do O Novo, 70% das pessoas que participaram votaram a favor da volta às aulas presenciais. É o caso da auxiliar administrativa Daiana Oliveira, que enviou sua opinião pelas redes sociais. Para ela, essa volta deveria ser gradual. “O retorno das aulas deveriam ser em revezamento, como foi no ano passado. A sala era dividida em duas e cada semana uma parte da turma comparecia presencialmente”, opinou.

No colégio particular Gênesis em Mogi das Cruzes, as aulas voltarão presencialmente no dia 31, com 100% da capacidade dos alunos do Ensino Fundamental Infantil e Médio. Para isso, os alunos terão que se adaptar ao uso de máscara, álcool em gel e não compartilhar objetos dentro das dependências da escola. “A escola já passou por higienização em todos os cômodos e, diariamente, será aferida a temperatura dos alunos na entrada”, frisou Wesley de Paula, mantenedor da instituição.

Os pais também estão confiantes com esse retorno: “Sou a favor da volta, porque estamos nos cuidando; e acredito que, com as crianças, não será diferente”, comentou a confeiteira Fabiana Santos.