Arte de contar histórias é usada no processo de aprendizagem em Guararema

As histórias contadas pelos professores utilizam criatividade e variados recursos tecnológicos para dinamizar o estudo em casa

Prefeitura Municipal de Guararema

Os educadores da Rede Municipal de Ensino de Guararema passaram a utilizar um artifício que tem contribuído no processo de aprendizagem online: a arte de contar histórias. A estratégia tem despertado não só o interesse pela leitura, como também tem contribuído para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Muitos professores do município estão gravando e editando vídeos, interagindo ao vivo na plataforma online Google Meet para ajudar crianças a continuar aprendendo em casa. "Levar a escola até os lares de uma maneira divertida tem sido meu principal objetivo, fazendo com que as crianças não percam esses momentos de magia que a Educação Infantil proporciona, mesmo não estando dentro das paredes da escola", diz a professora da turma do Maternal, Ellen Fioravante.

De acordo com Secretaria Municipal de Educação, as histórias contadas pelos professores utilizam criatividade e variados recursos tecnológicos para dinamizar o momento, aproximando-se afetivamente e atraindo maior atenção dos pequenos para a literatura infantil.

"Reconhecer e ouvir a voz dos professores gera uma sensação de segurança e aproxima a criança do ambiente escolar. Assim, é possível manter vivo o desejo de ver e ouvir histórias. As atividades de contação de histórias estão sendo muito significativas, crianças pequenas precisam ter contato visual, por isso os materiais lúdicos permitem uma aula dinâmica e atrativa. Os alunos demostram encanto e muito interesse" pontua a professora Jéssica Meniquetti.

Já a professora Fabiana de Souza Cabral lembrou também que o bom uso das ferramentas digitais pode ser um aliado no processo de desenvolvimento dessas crianças. "Aproveito nossos encontros no Google Meet para contar histórias usando vários recursos, como fantoches, dedoches, adereços, entre outros, para chamar a atenção das crianças bem pequenas. Também elaboro, faço gravações de outras histórias, durante os intervalos disponíveis das aulas remotas; esse momento é mágico e importante para os alunos".

Ainda com relação ao processo de contar histórias, a Educação explica que está firmando uma parceria com a Rádio Mega FM Guararema para que as histórias cheguem de forma ainda mais clara e para um número maior de crianças. "Em breve teremos mais informações sobre essa parceria. O rádio é muito popular e nos ajudará a chegar a mais alunos", finaliza a assessora da Secretaria, Michele Gonçalves Fonseca.