Daniel Ruziska

Religião e sociedade

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 1 ano

em

Religião e sociedade

Foto: Freepik

A religião desempenha um papel significativo na sociedade em todos os países do mundo. Ela influencia a moral, os valores familiares, as tradições regionais e até mesmo as gestões de governos. Muitas sociedades têm uma ou várias religiões que cumprem com um papel central em seus movimentos culturais e de formação individual. A religião de acordo com a sua divindade cultuada oferece um senso de comunidade, valores compartilhados e orientação moral para seus seguidores.

Precisamos estar atentos porque também podem levar a conflitos e divisões quando diferentes religiões existem na mesma sociedade e não se respeitam ou não aceitam a conversão de seus adeptos para outra religião. A relação entre religião e sociedade é complexa e seu impacto vária amplamente de acordo com cada povo, cada nação e cada cultura.

A história e as crenças individuais tendem a gerar fanatismos, discussões e chegarem à intolerância por partes religiosas que dividem o mesmo ambiente de trabalho, lazer e cultura. São os chamados conflitos religiosos que nada mais são do que: disputas, tensões ou hostilidades que surgem com base em diferenças de crenças ou práticas. Esses conflitos podem ocorrer em várias escalas, desde confrontos individuais até conflitos internacionais como, por exemplo, os da faixa de Gaza entre a Palestina e Israel. Eles geralmente envolvem questões como fé, identidade religiosa, território e poder.

É importante termos a compreensão e promovermos o diálogo inter-religioso e o entendimento mútuo para mitigar esses conflitos e promover a paz. Jesus Cristo é a figura central nesses conflitos, Ele está no comando do cristianismo, uma das principais religiões do mundo, com várias denominações. Algumas das denominações cristãs mais conhecidas são: o Catolicismo, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Cada uma delas tem suas próprias doutrinas e práticas, mas todas compartilham as mesmas Escrituras Sagradas e a mesma fé em Jesus como o Filho de Deus e o Salvador da humanidade.

Toda sociedade evoluída tem suas crenças em um Deus soberano e criador de todas as coisas. Quando a sociedade faz a exclusão desta deidade ela tende a desaparecer com o passar dos tempos. Foi assim que aconteceu no decorrer da história com grandes nações e reinos, simplesmente sucumbiram sem uma explicação lógica.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.