Cultura

Peça "Tião, Meu Glorioso Café" chega em Guararema

O escritor e autor da peça, Arthur Baldin, é portador de deficiência motora causada por falta de oxigenação durante o parto

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Peça "Tião, Meu Glorioso Café" chega em Guararema

Foto: Arquivo Pessoal No palco, Arthur compartilha com o público suas experiências e desafios

O espetáculo "Tião, Meu Glorioso Café", produzido pelo escritor e autor Arthur Acosta Baldin, será apresentado no próximo sábado (1º) às 19h00, na Estação Literária em Guararema. O objetivo da peça é chamar a atenção do público para a importância da inclusão das pessoas com deficiência, além de ressaltar que elas têm o mesmo potencial que alguém sem deficiência. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência na sede do espaço cultural.

O responsável pela peça, Arthur, tem 28 anos e é formado em Comunicação das Artes do Corpo. Ele é portador de deficiência motora causada por falta de oxigenação no momento do parto. O jovem entende na pele a importância da conscientização das pessoas sobre as PCDs, já que em várias oportunidades foi excluído ou menosprezado por terceiros devido à sua condição.

"Em quase todas as discussões, para não dizer a maioria, os deficientes são deixados de lado, ou seja, são excluídos. Essa peça nasceu em um momento complexo da minha vida. Eu estava quase desistindo de tudo, mas depois de conversar com um amigo, decidi continuar. As pessoas precisam entender que o portador de deficiência tem apenas uma limitação, mas além disso, somos iguais a todas as outras pessoas", comentou Arthur.

Espetáculo "Tião, Meu Glorioso Café

Em cima dos palcos, com a peça "Tião, Meu Glorioso Café", Baldin compartilha com o público suas experiências e desafios após ser diagnosticado com anoxia, uma condição que resulta na falta de oxigenação no cérebro durante o pós-parto e que causou um leve déficit em sua coordenação motora.

Como alguém que cresceu em uma família apaixonada por café, Arthur usou sua relação íntima com a bebida para criar "Tião", um personagem que ilustra como as deficiências podem ser superadas com criatividade, dedicação e bom-humor.

A atração foi desenvolvida como uma ferramenta para conscientizar a sociedade sobre a existência de uma minoria muitas vezes invisibilizada. Além disso, busca ressaltar para as pessoas com deficiência, independentemente do tipo, suas realidades e o fato de que sempre há caminhos para o que muitos consideram impossível. Arthur, compartilha os obstáculos dolorosos que enfrentou de forma simples, objetiva e bem-humorada.

"Estou muitíssimo feliz! Lotamos Atibaia e agora espero encher também a Estação Literária de Guararema. A peça está tão enraizada em mim que algumas coisas são espontâneas e inéditas", ressaltou Arthur.

O espetáculo, apesar de sua profundidade, pode ser apreciado com leveza. Com duração de 40 minutos e classificação indicativa para maiores de 10 anos, "Tião, Meu Glorioso Café" conta com acessibilidade para surdos por meio da língua brasileira de sinais (Libras). Esta peça é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo. O evento terá início às 19h e a entrada será gratuita, porém os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência. O endereço do local é Rua 19 de Setembro, 233, no centro de Guararema.