Guararema lança Concurso Cultural Fotográfico “Minha Janela Percepção de um Olhar”

As sete melhores fotografias, escolhidas por uma comissão avaliadora e voto popular, ficarão expostas na Casa da Memória de Guararema

Reprodução

O 1º Concurso Cultural Fotográfico “Minha Janela: Percepção de um Olhar”, foi lançado na última segunda-feira (19), pela Prefeitura Municipal de Guararema, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer.

O tema propõe a busca por fotografias que retratem os sentimentos de pessoas que durante a pandemia da Covid-19 mantiveram-se em isolamento social e que, por meio de uma janela, fotografaram esse momento com memórias afetivas da cidade. Toda a população guararemense poderá participar do concurso de caráter exclusivamente cultural, assim como pessoas de outras localidades, desde que as fotos tenham alguma ligação com a cidade de Guararema.

A inscrição é gratuita e para fazê-la basta enviar uma foto para o e-mail [email protected] No corpo do e-mail deverá constar nome completo, idade e endereço residencial do autor da fotografia enviada. As fotografias devem ser em formato JPG ou PNG e tirada na vertical.

“O intuito da exposição é, por meio de fotografias tiradas das janelas, ver como as pessoas enxergaram o mundo lá fora no período que passaram reclusos por conta da pandemia da Covid-19. Queremos compartilhar como foi a percepção de cada um desse momento em que tudo que podíamos fazer era olhar pela janela e imaginar o que estava por vir”, diz o secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Odvane Rodrigues.

As fotografias serão analisadas por uma Comissão Avaliadora que fará uma triagem do material recebido seguindo os seguintes critérios:  relação com o tema proposto, criatividade e a qualidade da imagem.

Após a triagem, as 30 melhores fotografias serão divulgadas nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura Municipal de Guararema para escolha por meio de votação popular. A votação popular escolherá duas fotografias e a comissão mais cinco, que serão expostas nas janelas da Casa da Memória compondo a exposição: “Minha Janela: Percepção de um Olhar”.

“Trata-se de um concurso cultural, sem sorteios ou premiações em dinheiro, com o intuito de criar raízes com a população e que se torne algo anual em nossa cidade”, finaliza o prefeito Zé.

Os participantes poderão enviar suas fotos até 5 de setembro. No dia 9, serão divulgadas as 30 fotos selecionadas pela comissão para votação popular e no dia 20 de setembro serão escolhidas as sete fotos vencedoras que irão compor a exposição.