Conexão Esportiva

São José ressurge no futebol paulista e conquista acesso para A2 em 2024

Após anos de crise e longe do protagonismo, tradicional equipe do Vale do Paraíba, fundada em 1933, vira SAF e chega ao vice da Série A3  

Adriano Leite

Publicado

há 1 ano

em

São José ressurge no futebol paulista e conquista acesso para A2 em 2024

Foto: Divulgação

Após muitos anos distante da elite do futebol paulista, o São José Esporte Clube dá sinais de ressurgimento. Recém transformada em SAF, a tradicional Águia do Vale, que viveu momentos de glória na década de 80 e revelou craques como Emerson Leão, obteve excelente performance no Campeonato Paulista da Série A3, conquistando o acesso para a A2 e Copa Paulista do próximo ano.

A equipe do Vale do Paraíba iniciou o torneio com maus resultados, trocou o técnico Max Sandro pelo vitorioso Ricardo Costa, que dirigiu, entre outros clubes, o USAC, de Suzano, e conseguiu reagir em tempo de chegar na final contra o Capivariano, dono da melhor campanha.

No primeiro duelo valendo o título, os joseenses venceram, em casa, por 1 a 0, mas na partida de volta perderam por 3 a 0, no Interior. De toda forma, o maior objetivo de subir o clube para o segundo escalão estadual foi alcançado (24 J, 42 PG, 12 V, 6 E e 7 D, 19 gols a favor e 20 contra), e agora os gestores focam em fortalecer o elenco para buscar novo sucesso em 2024, voltando à A1. O projeto da SAF, que tem entre os patrocinadores o grupo Oscar Calçados, também trabalha forte a base e o Feminino, marca do São José.

Durante o longo período de calvário, no qual por várias vezes correu risco de rebaixamentos e de ficar de fora das competições oficiais, o futebol de São José, uma das principais cidades do País, ficou órfão da primeira prateleira da modalidade. E o novo momento coroado com a classificação resgata a expectativa, uma vez que o potencial de jogadores de qualidade na região é mais do que comprovado – Casemiro, da Seleção Brasileira, Yuri Alberto, do Corinthians, Bruno Alves, atualmente no Grêmio, são grandes exemplos. 

O atual plantel também possui destaques, como o meia Pedrinho, eleito para Seleção do torneio pelos técnicos e capitães dos 16 clubes participantes. Com o São José de volta à A2 ao lado do Taubaté, as regiões do Vale do Paraíba e Alto Tietê chegarão mais fortes no próximo Paulistão, com o USAC na A3 (nessa temporada quase chegou nas semis), e União Mogi, Joseense, Atlético Mogi, ECUS (Suzano) e Manthiqueira (Guaratinguetá) na Série B - 2ª Divisão.

Jornalista apresentador do Programa Conexão Esportiva; Prefeito por 2 mandatos de Guararema/SP; atual Secretário Executivo do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê