Cortesia - PI 50136 Fundo Social - DESKTOP Cortesia - PI 50136 Fundo Social - MOBILE

Ciência e Saúde

Projeto para combate às Doenças do Coração se torna Lei em Mogi

Iniciativa de autoria do Vereador Bi Gêmeos propõe campanha para ações preventivas para reduzir casos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) e incentivar hábitos saudáveis

Redação

Publicado

há 1 mês

em

Projeto para combate às Doenças do Coração se torna Lei em Mogi

Foto: Divulgação/CMMC

Com objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e a importância de prevenir doenças cardiovasculares será instituída em Mogi das Cruzes a Campanha de Prevenção às Doenças do Coração. A iniciativa de autoria do Vereador Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos, agora é a lei de número 7.789 e entrou em vigor na última semana (11 de maio). A proposta integrará a partir deste ano o Calendário Oficial da Cidade e sugere ações anuais ao Poder Executivo por meio de exames preventivos, verificação de pressão arterial, palestras, orientações nutricionais e outros, especialmente no Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.

A justificativa do projeto aponta para dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelando que no primeiro semestre de 2020 foram registradas 140 mil mortes em decorrência de doenças do coração, enquanto no ano passado, o número saltou para 150 mil óbitos. Os números refletem quase mil óbitos por dia no País durante este período.

Quando apresentou o projeto na Câmara de Mogi das Cruzes, o Vereador Bi Gêmeos reforçou que por conta da pandemia e a necessidade de isolamento e distanciamento, bem como o cancelamento de exames de rotina, a população estava descuidando da saúde e enfatizou a importância de realizar campanhas que divulguem a prevenção às doenças cardiovasculares ressaltando a necessidade de cuidar do estresse, evitar o consumo de álcool e tabaco e a inserir no dia a dia a realização de atividades físicas.

"Eu perdi uma das pessoas que eu mais amei na vida para uma doença do coração e por não querer ver outros mogianos sentirem essa mesma dor é que me vejo na obrigação de criar através do meu trabalho enquanto vereador propostas que incentivem hábitos saudáveis para a nossa população. Nosso projeto vem com o objetivo de preservar a saúde do coração, conscientizando todos sobre a importância de controlar a hipertensão arterial e o colesterol, que podem levar ao infarto ou ao acidente vascular cerebral (AVC)", explicou Bi Gêmeos em uma postagem nesta quinta-feira, dia 19, em sua rede social.