Ciência e Saúde

Pedro Lucas; a jornada de um jovem com TEA

 O jovem vem se esforçando para entender suas limitações e vem conseguindo superá-las

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Pedro Lucas; a jornada de um jovem com TEA

Crédito foto: Arquivo Pessoal

Pedro Lucas de Miranda Valério, de 17 anos, é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi diagnosticado em casa por sua mãe quando tinha apenas 2 anos e meio, em 2008. A descoberta ocorreu após o menino apresentar dificuldades para dormir, crises de choro e outros sinais que chamaram a atenção da mãe na época. Após isso, ele foi levado a um neurologista e a um psiquiatra que só confirmaram o diagnóstico já revelado pela mãe.

Há 15 anos, não havia tanta informação disponível sobre o transtorno como hoje em dia. Fátima Valério, mãe do menino portador do TEA, nunca havia ouvido alguém próximo a ela falar sobre autismo. Quando descobriu o distúrbio do neurodesenvolvimento de seu filho, sua maior dificuldade foi fornecer a ele o tratamento adequado. Apesar de já existirem alguns diagnósticos na época, as informações sobre o assunto eram escassas e os tratamentos eram muito caros.

Preocupada com o desenvolvimento de Pedro e também com o fato de não conseguir proporcionar a ele um tratamento adequado devido à situação financeira, Fátima decidiu estudar pedagogia. Lá, ela aprendeu muito e assim conseguiu fornecer finalmente um tratamento terapêutico ao filho, para ajudá-lo em sua adaptação. No entanto, outras dificuldades surgiram, a adaptação do menino e a aceitação familiar não foram fáceis, pois não sabiam como lidar com alguns dos comportamentos da criança.

“Ele corria e fazia uns sons. Quando era pequeno, se jogava no chão e batia a cabeça na parede", disse a mãe. 

Mas, mesmo assim, Fátima acreditou no potencial do filho e o jovem surpreendeu a todos com seus avanços. Pedro, publicou o livro “Avivamento e Fé” e logo no primeiro capítulo, destacou o versículo bíblico: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”, que está em 1 Coríntios 1:27.

"Ele fez tudo sozinho, a minha participação foi pagar. Ele contratou as pessoas e comprou um curso para aprender o processo. Não apenas digitou, mas também ajudou na diagramação e na capa. Chorei muito quando li o livro", disse a mãe.

Há pouco tempo, Pedro também auxiliou uma apóstola da sua igreja no lançamento do seu livro. Ele ajudou em tudo, desde correção e diagramação, até a capa, e acompanhou de perto cada processo. O jovem vem se desenvolvendo a cada ano, esforçando-se para entender suas limitações e sempre conseguindo superá-las.

O que é o Autismo 

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e na vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais.