Ciência e Saúde

Ministério da Saúde inicia hoje aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Segundo o informe técnico operacional divulgado pelo Ministério da Saúde, a vacina será inicialmente aplicada em pessoas acima de 70 anos, entre outros grupos

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Ministério da Saúde inicia hoje aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Foto: Danilo Avanci / SESA

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em todo o país. De acordo com o órgão, nesta nova fase, as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante da Pfizer, que promete melhorar a imunidade e proteger contra a cepa original do vírus e a variante ômicron.

Segundo o informe técnico operacional divulgado pelo Ministério da Saúde, a vacina será inicialmente aplicada em pessoas acima de 70 anos, em pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), em pacientes imunocomprometidos e em comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Em seguida, serão vacinadas pessoas entre 60 e 69 anos, gestantes e puérperas e profissionais de saúde. Além desses grupos prioritários, o ministério pretende intensificar a campanha com a vacina monovalente para crianças maiores de 12 anos.

É importante destacar que a vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes e que ainda estão disponíveis para a população. A Pfizer e a Anvisa reforçam que a vacina monovalente continua sendo importante para o combate à doença e é classificada como "altamente eficaz". O objetivo da vacina bivalente é expandir a resposta imunológica, especificamente contra a variante ômicron.