Brasil

Visto volta a ser obrigatório para turistas estrangeiros 

A partir do final do ano de 2023, alguns países serão novamente obrigados a possuírem essa autorização para entrar no Brasil

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Visto volta a ser obrigatório para turistas estrangeiros 

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Desde de 2019, os cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália estavam isentos de visto de turista para entrar no Brasil, por um decreto do ex-presidente da República, Bolsonaro. No entanto, a partir do dia 1° de outubro, esses países serão novamente obrigados a possuírem essa autorização. 

A decisão ocorreu após as consultas do governo Lula aos quatro países sobre a possibilidade de isentar também os brasileiros de vistos de turistas que visitam esses países, com base no princípio da reciprocidade,  um conceito do Direito Internacional que estabelece que os países devem ser tratados de forma igualitária. 

Ao retomar a exigência do visto para turistas desses países, o governo do atual presidente considerou que os impactos dessa retomada devem ser pequenos e usou como referência os dados de fluxo de entrada de pessoas desses países desde o ano em que ocorreu a isenção. Para os empresários e gestores das empresas de turismo no Brasil, a decisão do presidente pode sim causar um maior impacto no mercado de turismo brasileiro, visto que, isso dificulta a atração de visitantes estrangeiros.

“Ainda sofremos com a falta de políticas públicas eficientes, com a inexistência de uma companhia aérea forte, de bandeira nacional, e com a escassez de verba para promoção do destino, sem mencionar os efeitos da pandemia. Dificultar o acesso de estrangeiros é uma atitude retrógrada e maléfica para o Brasil”, declarou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde.

“A volta dessa exigência vai impactar de forma abrupta toda a indústria de eventos, feiras e congressos internacionais, dificultando ainda mais a escolha do Brasil como destino”, disse a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Fatima Facuri. Ela ainda destaca que a isenção dos vistos para os estrangeiros é um pleito que vem de encontro ao desenvolvimento do turismo.