Mogi das Cruzes
Com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes é uma das 35 cidades selecionadas no programa +Orgulho
Cidade terá até R$ 5 mil para estrutura e atrações da Parada LGBTQIA+

O Governo do Estado de São Paulo vai destinar verba pública para a realização de Paradas LGBTQIA+ em 35 municípios paulistas — entre eles, Mogi das Cruzes. A cidade foi uma das aprovadas no programa +Orgulho, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
O edital, aberto entre 3 de fevereiro e 28 de março de 2025, recebeu inscrições de pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos) e pessoas físicas que representam coletivos com atuação no estado. As atividades contempladas deverão ser realizadas entre 5 de maio e 31 de dezembro deste ano.
Com a aprovação, Mogi das Cruzes terá direito a um repasse de até R$ 5 mil, valor que poderá ser usado para a contratação de trio elétrico ou palco e até três apresentações artísticas. O recurso, embora modesto, carrega um forte simbolismo: trata-se de apoio direto do Governo do Estado de São Paulo a eventos ligados à comunidade LGBTQIA+.
A decisão de aplicar recursos públicos estaduais em pautas identitárias segue despertando reações. Enquanto para alguns trata-se de um avanço na promoção da cidadania, para outros, o incentivo levanta questionamentos sobre as prioridades da gestão estadual especialmente em ano de tensão política.
O evento está previsto para ocorrer ainda neste ano, dentro do período estabelecido pelo edital. Com o apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes passa a integrar a lista de cidades contempladas decisão que, como de costume, deve repercutir de diferentes formas e inevitavelmente, pode reacender discussões e dividir opiniões dentro e fora da cidade.