Brasil

Agosto lilás celebra a importância da Lei Maria da Penha

A lei se originou após uma mulher ficar paraplégica ao ser agredida pelo marido

Tatiana Silva

Publicado

há 1 ano

em

Agosto lilás celebra a importância da Lei Maria da Penha

Divulgação

Neste mês de agosto é celebrado o aniversário da Lei Maria da Penha, que foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006. O mês é todo dedicado à campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, e tem a cor lilás como marca registrada.

A lei se originou após uma mulher ficar paraplégica ao ser agredida pelo marido. O objetivo da campanha é divulgar cada vez mais a importância de denunciar.

Um dos desafios enfrentados pela campanha, é a falta de confiança da população na efetividade da legislação, que muitas vezes não é ouvida ou sofre algum tipo de preconceito ao denunciar.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), 15 casos de feminicídio foram registrados entre os meses de janeiro e junho deste ano. O Estado é o que mais apresentou aumento nas taxas de homicídio de mulheres no Atlas da Violência, publicado em 2019.

Este crime pode ser evitado, a campanha do agosto lilás reforça o ano inteiro a importância de denunciar o agressor, para isso disque 180.