100 dias de mara - MOBILE

Alto Tietê

Unidade do HC de Suzano ganha espaço para cirurgias 

Iniciativa busca zerar a demanda de mais de 70 mil cirurgias eletivas

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Unidade do HC de Suzano ganha espaço para cirurgias 

Foto: Divulgação/Entregue. Hospital de Cirurgias iniciou funcionamento nesta quinta-feira (30)

Esta semana, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) entregou, em Suzano, um hospital exclusivo para realização de procedimentos para o Mutirão de Cirurgias do Estado de São Paulo. A nova unidade, que passou a funcionar nesta quinta-feira (30), está localizada em um dos prédios do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) e dispõe de 120 leitos hospitalares.

Essa nova medida busca zerar a demanda por cirurgias eletivas, que chega a 540 mil pessoas, sendo 70 mil só no Alto Tietê. A iniciativa é uma parceria com o Hospital das Clínicas da FMUSP, que vai contratar cerca de 50 profissionais multidisciplinares para a realização das cirurgias. 

Acompanhado do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, Garcia fez uma visita técnica ao espaço da unidade acompanhado do deputado federal Marcio Alvino (PL-SP), dos deputados estaduais Estevam Galvão (União) e André do Prado (PL), do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e do diretor-executivo da unidade, Eduardo Santocchi.

Segundo Garcia, em um primeiro momento, terão início os atendimentos ambulatoriais pré-operatórios para que, em julho, comecem a ser realizados os procedimentos cirúrgicos. A expectativa é de que 400 cirurgias eletivas sejam realizadas por mês no hospital por meio de encaminhamentos pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), priorizando municípios do Alto Tietê.

O Hospital das Cirurgias vai realizar procedimentos dos aparelhos circulatório e digestivo, como cirurgias de hérnia, varizes, fístula arteriovenosa para hemodiálise, entre outras. O investimento e o custeio do Governo de São Paulo serão de R$ 5 milhões para os próximos cinco meses.

Com isso, o governo estadual busca alcançar a meta dentro de um período de seis meses. Depois desse tempo, o local volta a ser absorvido pelo HC, para que o espaço seja destinado para outros tipos de atendimentos.

"Se não fizéssemos esse mutirão, levaríamos dois anos e meio para acabar com fila de espera. Por isso a importância do Hospital de Cirurgias em Suzano, o primeiro exclusivo para essa finalidade em todo o Estado de São Paulo”, explicou o governador.

O prefeito agradeceu a Garcia pelo empenho em garantir o serviço e também por proporcionar outros investimentos. "Ele teve sensibilidade e determinou a criação desse importante Hospital de Cirurgias, que já muito nos orgulha. Será um alívio para milhares de pessoas que há tempos aguardam pelos procedimentos", afirmou Ashiuchi.

EVVE BANNER 100 dias de mara - MOBILE