UBS’s de Poá terão horário estendido de oito para 12 horas 

Ao todo, serão quatro unidades que terão a ampliação no horário de funcionamento

Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

Poá terá quatro UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) com atendimento 12 horas, segundo a prefeita Marcia Bin. Os serviços municipais de Saúde da cidade serão reestruturados e a expectativa é implantar as mudanças até o final do próximo mês de dezembro.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, a reestruturação anunciada pela chefe do Poder Executivo já está sendo estudada e discutida pela sua equipe técnica, há alguns meses, juntamente com a prefeita e os demais departamentos competentes da Prefeitura. O primeiro passo para esta reorganização foi a abertura do Edital de Chamamento para a contratação de uma Organização Social (OS), que terá a responsabilidade de gerir o Pronto Atendimento Municipal Doutor Guido Guida. 

Marcia Bin afirmou que assim que a OS assumir o Pronto Atendimento, os médicos e enfermeiros que atuam no Guido Guida serão remanejados para as redes básicas, permitindo a implantação do novo horário estendido, das 7 às 19 horas (atualmente é das 7 às 16 horas) em quatro UBS’s. “As unidades Tito Fuga (Calmon Viana), Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco (Jardim Nova Poá) e Vereador Wellington Lopes (Jardim América) já foram definidas para ter o horário estendido. Ainda estamos estudando para definir qual será a quarta UBS a ter 12 horas de funcionamento”, afirmou. Além das unidades com o novo horário, os demais postos de saúde também serão beneficiados com o fortalecimento do RH, já que receberão os profissionais da Saúde para reforçar o atendimento aos munícipes.