Alto Tietê

Nubea; adoção de pets em Cezar de Souza

Todos os animais expostos no Nubea estarão cadastrados, microchipados, vacinados, vermifugados e com os principais exames realizados

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Nubea; adoção de pets em Cezar de Souza

Foto: Divulgação/PMMC

O evento "Adoção com Passeio Animal", promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em conjunto com o Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), será realizado no domingo (18), a partir das 10h00, com encerramento às 14h00. A programação acontecerá no Núcleo de Bem-Estar Animal, localizado na Estrada de Santa Catarina, nº 2.540, no distrito de Cezar de Souza. A iniciativa tem como objetivo desocupar as vagas ocupadas no alojamento municipal para a chegada de outros animais que serão resgatados das ruas, além de reduzir o número de animais que vivem nas estradas.

As pessoas interessadas em adotar um novo animal de estimação devem comparecer ao Nubea dentro dos horários já definidos, com os seguintes documentos: RG ou CPF, além do comprovante de residência. É importante lembrar que na hora de adquirir o seu novo pet, será necessário assinar um termo de responsabilidade e garantir os cuidados essenciais com o bicho.

"A adoção é um dos pilares da atuação do Nubea. No entanto, é importante destacar que o alojamento municipal não é um lar definitivo. A estadia deve ser de curta permanência para dar lugar a outros animais que estão nas ruas e precisam ser resgatados. Esses animais precisam de amor, companhia, famílias amorosas e responsáveis. Ao adotar, é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido", explicou Ionara Fernandes, secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, .

Ao todo, serão 80 animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos, que estão à espera de um novo lar definitivo e seguro. Vale destacar que todos os animais expostos no local já sairão do Nubea cadastrados, microchipados, vacinados e vermifugados, ou seja, com os principais exames já realizados.

A instituição recomenda que todas as famílias interessadas em adotar, principalmente gatos, levem uma caixa para transporte do animal, a fim de garantir um trajeto de volta para casa mais seguro, tanto para o animal quanto para o novo dono.

Por fim, é extremamente importante que a casa esteja adaptada com redes de proteção e isolamento de rotas de fuga. Tanto para os gatos como para os cães, é fundamental que os tutores preparem o ambiente familiar para o acolhimento e melhor adaptação dos pets, providenciando um local para dormir, alimentação e espaço para higiene.

Sem esquecer, é claro que os novos donos também devem estar cientes das responsabilidades, cuidados necessários e gastos ao adotar um animal de estimação.