Guararema

Dia do Cinema; programação gratuita em Guararema

As quatro opções de filmes brasileiros disponíveis para o público são gratuitas e não necessitam de ingressos para serem assistidos

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Dia do Cinema; programação gratuita em Guararema

Foto: Divulgação

Uma seleção especial de filmes será realizada em Guararema por meio do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som e do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no auditório da Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, hoje, dia 17 de junho, e nos dias 24 e 30 de junho. A programação conta com quatro exibições gratuitas de longas-metragens para todos os públicos e visa celebrar o Dia Nacional do Cinema Brasileiro.

Hoje, as atrações do dia começam com o filme infantil 'Minhocas', lançado em 2013, que será exibido às 10h00, com classificação livre. A animação conta a história de Junior, um personagem que está na pré-adolescência e, após ser cavado para fora da terra acidentalmente, ele conhece e se torna amigo dos personagens 'Nico' e 'Linda', que o ajudam na enorme tarefa de descobrir o caminho de volta para casa. Mas, sem se esquecer que, antes disso, eles vão precisar lidar com os planos de dominação do medonho Tatu-bola.

E para aqueles que não conseguirem despertar cedo de suas camas e acordar a criança, não será necessário aborrecimentos, já que no mesmo dia, mais tarde, às 15h00, será exibido 'O Menino e o Mundo', lançado em 2014. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação assim que foi estreado. O enredo do filme se passa em torno de um menino que mora com os pais em uma pequena cidade do campo e, diante da falta de trabalho, um dia vê o pai partindo para a cidade grande.

A partir daí, os dias se tornam tristes e criam memórias confusas para o jovem garoto, até que ele decide fazer as malas, pegar um trem e conhecer o mundo em que seu pai se encontra. Para sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Já no próximo sábado (14), será exibido o filme "C" do ano 2007, que conta a história de Cósmico, Luna e Maninho, três crianças que vivem em um mundo futurista onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, enquanto tentam obter pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito. O filme, dirigido pelo diretor Alê Abreu, promete encantar todas as crianças da região, já que conta com um cenário totalmente colorido.

E também haverá uma programação destinada ao público mais velho, incluindo os pais das crianças. Na sexta-feira, dia 30 de junho, às 15h00, será exibido o filme ‘Além do Homem’. Com classificação indicativa de 14 anos, a história lançada em 2018 conta com a participação de Sérgio Guizé e Débora Nascimento como protagonistas.

O enredo acompanha a jornada de Alberto Luppo, que vive em Paris há muitos anos e não tem o desejo de retornar ao seu país de origem. No entanto, quando o antropólogo francês Marcel Lefavre supostamente é devorado por canibais no interior do Brasil, Alberto é obrigado a voltar à sua terra natal para investigar o mistério e transformar essa história em um livro. Ao chegar lá, ele recebe a ajuda do taxista Tião, que o leva até o local, e então ele começa a conhecer um Brasil alegórico e misterioso.

As quatro opções da programação disponíveis na cidade são gratuitas e não necessitam de ingressos para serem aproveitadas. Para assistir, basta comparecer à Estação Literária, localizada na Rua 19 de Setembro, nº 233, no Centro de Guararema, nos horários indicados para o início de cada sessão. Essas e outras informações sobre o evento podem ser adquiridas por meio do telefone (11) 4695-3871.

Importância do cinema

Os filmes são frequentemente vistos como meros entretenimentos, mas seu poder de emocionar e causar impacto nas pessoas não deve ser subestimado. O cinema consegue envolver o espectador emocionalmente e levá-lo à reflexão. Ao utilizar essa capacidade para tratar de questões relevantes da sociedade, ele se torna uma ferramenta muito poderosa.