Alto Tietê

Moradores da região decoram ruas para Copa 2022

Revivendo costumes de edições anteriores do campeonato, munícipes entraram no clima da torcida da Seleção e enfeitaram as cidades

Lívia RiosFabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Moradores da região decoram ruas para Copa 2022

Além de decorar os espaços, moradores se organizam para assistir aos jogos juntos / Foto: Reprodução

Cada vez mais próximos da data de estreia da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, moradores do Alto Tietê já começaram a se organizar para decorar as ruas, tudo no maior espírito de torcida. Revivendo os costumes de outras edições do campeonato, a população se reúne, estende as bandeiras, pintam as ruas com o brasão da equipe e se preparam para acompanhar os jogos.

Em Ferraz de Vasconcelos, na Rua Leonardo Da Vinci - Vila São Paulo, a população se reuniu para decorar o espaço em frente a Adega e Espetaria do Tiozinho. Lá, a equipe do O Novo foi recebida por Danilo Braghini, morador do bairro, que participou da decoração do espaço.

“Tudo iniciou com o Adriano, conhecido como tiozinho, o dono da adega. Ele quis fazer algo diferente, relembrar os tempos antigos de Copa, então tinha a tradição de pintar as ruas, de enfeitar com bandeirinhas, então para aproveitar o ritmo da copa, ele decidiu se reinventar”, conta Danilo.

Além disso, ele também explicou que o objetivo das decorações é reunir as pessoas da vizinhança para assistir aos jogos da Seleção na adega.

O processo levou cerca de uma semana entre planejamento, organização e execução. Segundo ele, a decoração ainda contou com a ajuda de amigos e frequentadores da adega, que apoiaram o projeto. Assim, revezando as “escalas de trabalho”, o grupo conseguiu decorar a rua rapidamente.

Entretanto, além da empolgação para torcida, Danilo também falou sobre a importância das decorações para os moradores.

“Acho que fica mais harmonizado, acho que todo mundo acaba se empolgando. As pessoas passam aqui e ficam comentando, os vizinhos passam e elogiam. Eu vejo que eles se animam junto com a gente, e, se eles se animam, eles ficam felizes”, comentou o morador.

Mas as preparações para os jogos ainda não acabaram. Apesar da pintura e dos enfeites estarem prontos, o grupo ainda quer instalar televisores na adega para que mais pessoas possam acompanhar as partidas..

Em Mogi das Cruzes, a equipe do O Novo pode conversar com a Ludmilla Patt, moradora da Rua Francisco Braceiro, na Vila Cleo. Lá, os moradores também se organizaram para decorar a rua e, consequentemente, entrar no clima da Copa.

“Há um tempo que estamos planejando fazer algo na rua para voltar no tempo. Meu pai me contou que nas outras Copas eles faziam esse tipo de coisa e, esse ano, decidimos fazer também”, explicou Ludmilla.

Ela ainda contou que a execução do projeto contou com a participação dos pais dela e amigos próximos da família. A decoração foi iniciada recentemente, mas segue progredindo em ritmo acelerado para deixar tudo pronto a tempo da estreia da Seleção.

“Ontem (15) começamos e fizemos os desenhos. Nós vamos pintar todos eles e também vamos colocar fitinhas na rua”, explicou, adiantando os planos de decoração para a nossa equipe.