Evento de ciclismo vai ocorrer em setembro

Transferência da Copa Desafio Rural de Guararema para Santa Isabel deu-se devido ao cancelamento de todos os eventos em 2021

Divulgação

A etapa única da Copa Desafio Rural de Mountain Bike (MTB), prova de ciclismo tradicional na região, está confirmada para acontecer no dia 19 de setembro, em Santa Isabel. Segundo informações de uma das organizadoras, Renata Oliveira, o evento, idealizado e organizado desde 2012 por Daniel Labadia, seria realizado, a princípio, em Guararema, mas, após uma decisão da Prefeitura Municipal da cidade, teve que ser transferido. 

Esta semana, a Diretoria de Transparência de Guararema informou que a prova foi vetada pelo prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, por considerar que o momento ainda não é seguro para a realização de grandes eventos no município. O chefe do Executivo de Guararema afirmou que os eventos de grande proporção na cidade só poderão ser realizados depois que a população estiver imunizada contra a Covid-19. O prefeito Zé ainda frisou que todas as comemorações, como o aniversário de Guararema e o Cidade Natal, também foram canceladas até o fim de 2021, para evitar aglomerações e impedir o avanço da Covid-19 e suas variantes. 

Conforme Renata, só no dia 10 de agosto, a Prefeitura de Guararema proferiu sua posição contrária à realização do evento, embora a Secretaria da Saúde tenha dado um parecer favorável. Por outro lado, a Diretoria de Transparência explicou, em nota, o que aconteceu: “O posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde foi pautado nas atuais medidas de flexibilização do Plano São Paulo, ou seja, a Pasta entendeu que a realização do evento não se opunha ao que hoje é permitido pelo governo do Estado de São Paulo no que diz respeito às medidas de controle da pandemia. Mesmo assim, a Administração Municipal, por precaução e cautela, vetou a edição deste ano.”

Ainda conforme nota enviada pela Prefeitura de Guararema, é importante ressaltar que o parecer expedido pela Secretaria de Saúde ocorreu durante o trâmite do protocolo na Prefeitura, “o que não representava uma liberação para a realização do evento”.

Diante de informações desencontradas publicadas por um jornal da região do Alto Tietê, os organizadores da Copa Desafio Rural e a Prefeitura de Guararema decidiram se pronunciar. “Nós sempre pautamos pela conduta ética e de respeito às autoridades. Somos uma empresa regularmente constituída, com sede em Guararema. Por ser uma prova de modalidade maratona, a Copa Desafio Rural sempre buscou obter autorização municipal para a realização de seus eventos, mesmo que ocorram em locais particulares”, explicou Renata. 

Sobre a questão de uma possível interferência da Federação Paulista de Ciclismo contrária ao evento, Renata pontuou: “A Copa Desafio Rural não é uma prova federada, portanto, não reconhece a Federação Paulista de Ciclismo como entidade ou qualquer outra personalidade jurídica para a qual a Copa DR deve requerer ou solicitar absolutamente nada. Ocorre que, apesar de organizar provas desde 2012, somente em julho de 2021, a FDC tomou conhecimento da existência da Copa DR de MTB, pois a organização da prova solicitou e obteve aprovação da Prefeitura Municipal de Santa Isabel para a realização do evento, cumprindo todas as exigências municipais estabelecidas, e, com isso, adentrou em território ‘sagrado’, dominado pelo evento Copa São Paulo, organizado pela associação sem fins econômicos Associação Paulista de Esportes de Ação e Aventura”, explicou.

Para os ciclistas da região, é importante informar que a Copa DR vai acontecer em Santa Isabel e que inscrições e outras informações podem ser obtidas no site oficial da prova www.desafiorural.com