CONDEMAT assina termo de intenções para aquisição de vacina Sputnik V

Imunizante atingiu uma eficácia de 91,6% na prevenção da Covid-19 e aguarda liberação da ANVISA para uso nacional; Guararema receberá mais 350 doses da CoronaVac

Condemat

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) assinou na manhã desta terça-feira (02) um Termo de Intenções para a aquisição de 300 mil doses da vacina Sputnik V, que será produzida em Guarulhos pela empresa Inovat, do Grupo União Química. O imunizante atingiu uma eficácia de 91,6% na prevenção da Covid-19 nos testes de fase 3 e aguarda liberação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para utilização em território nacional, já sendo adotada por países vizinhos, como Argentina, Bolívia e Paraguai.

O termo foi assinado pelo presidente do Consórcio, Rodrigo Ashiuchi, e pelo prefeito de Guarulhos, Guti Costa, junto ao presidente do grupo, Fernando de Castro Marques, com o objetivo de facilitar a negociação para a comercialização da vacina contra a COVID-19 a partir da sua aprovação e inclusão no Plano Nacional de Imunização. A fábrica da Inovat em Guarulhos tem capacidade para produzir oito milhões de doses/mês.

Ashiuchi diz que com a aquisição do imunizante será possível acelerar a vacinação na região "Temos a intenção de compra inicial de 300 mil doses, que serão especificamente destinadas para o grupo prioritário de educação, todos aqueles que trabalham em escolas e estão em contato com alunos, bem como os profissionais da assistência social e das forças de segurança. Essa vacina tem um alto grau de eficácia e com a aquisição, além de acelerar os grupos prioritários, preservando a saúde e a vida, vamos poder acelerar a retomada econômica, com a geração de empregos e oportunidades".

O presidente do Grupo União Química, Fernando de Castro Marques destacou a iniciativa dos prefeitos em acelerar a vacinação da população. "Assim que tivermos a liberação por parte da ANVISA nós vamos priorizar o atendimento da população, seja via Governo Federal ou via CONDEMAT, atendendo aos prefeitos que estão empenhados em garantir a vacinação da população", disse.

CoronaVac

Nesta semana os municípios do Alto Tietê e Guarulhos, que fazem parte da Grande São Paulo, devem receber um novo lote de CoronaVac para dar continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, bem como para iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos a partir de segunda-feira (08/02).

Ao todo serão 27.330 doses, que deverão ser retiradas pelos municípios no Grupo de Vigilância Sanitária:

Arujá - 670

Biritiba Mirim- 170

Ferraz de Vasconcelos - 1660

Guararema - 350

Guarulhos - 12940

Itaquaquecetuba - 1870

Mogi das Cruzes - 5080

Poá- 1270

Salesópolis - 140

Santa Isabel - 490

Suzano - 2690