DENGUE - MOGI - MOBILE

Alto Tietê

Concessionária Novo Litoral completa três meses de operações com mais de 12 mil atendimentos

Suporte ao usuário, operações especiais e Operação Encosta Segura são marcos no balanço de 90 dias

Sara Virginia

Publicado

há 15 horas

em

Concessionária Novo Litoral completa três meses de operações com mais de 12 mil atendimentos

Divulgação | CNL

A Concessionária Novo Litoral (CNL) alcançou a marca de três meses de operação em 212 quilômetros de rodovias que conectam o Alto Tietê, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, registrando mais de 12 mil atendimentos prestados aos usuários. Durante esse período, as equipes intensificaram ações para garantir a segurança viária, incluindo a Operação Encosta Segura e o reforço nas operações especiais em trechos de maior movimento.

De acordo com o levantamento do Centro de Controle Operacional (CCO), entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram contabilizadas 8,2 mil ocorrências, das quais 3.550 envolveram remoção de veículos, 401 foram auxílios mecânicos e 714 atendimentos médicos. A concessionária assumiu a administração dessas rodovias em meio à alta temporada, marcada pelo fluxo intenso de veículos no verão, férias escolares e festividades de fim de ano, o que exigiu operações estratégicas para garantir a fluidez do tráfego. Nesse período, foram realizadas 17 operações reversíveis, sendo quatro no trecho de serra da SP 098, entre Mogi-Bertioga, e 13 na SP 055, no trecho entre Bertioga e Riviera.

O canal de atendimento via 0800 registrou 3.104 chamados, dos quais 1.176 resultaram em auxílios diretos ao usuário e 1,3 mil forneceram informações sobre condições das estradas e trânsito. A concessionária mantém equipes operacionais disponíveis 24 horas por dia para atender às demandas dos motoristas e passageiros que trafegam pelas rodovias sob sua administração.

Na Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP 098), a CNL implantou a Operação Encosta Segura, um conjunto de medidas voltadas à segurança dos usuários em áreas sujeitas a deslizamentos. As ações incluem a limpeza de taludes, remoção de rochas e monitoramento das encostas, com apoio de equipamentos especializados e profissionais capacitados, como alpinistas, projetistas e técnicos em engenharia.

Além das melhorias na infraestrutura e segurança viária, a CNL iniciou um trabalho inédito de preservação da fauna em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres Jureia-Peruíbe e o Instituto Ambiecco. Operadores viários foram treinados para o resgate e manejo seguro de animais silvestres, resultando, até o momento, no salvamento de um bicho-preguiça e de uma saíra-militar nas rodovias da concessão.

Para reforçar o patrulhamento e a segurança viária, a concessionária entregou 33 viaturas ao policiamento militar rodoviário dos 1º e 6° Batalhões da região. Os veículos, equipados com tecnologia moderna, vão auxiliar na fiscalização e nas operações de combate e prevenção a incidentes nas rodovias.

A estrutura de suporte ao usuário inclui 34 viaturas especializadas, entre guinchos, unidades de resgate e suporte avançado, veículos de inspeção, caminhões-pipa e veículos para apreensão de animais. Em breve, motocicletas serão incorporadas à frota para aprimorar a inspeção de tráfego. Além disso, desde o início da concessão, oito bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) estão em funcionamento ao longo das rodovias, oferecendo infraestrutura para descanso dos viajantes e atendimento direto ao CCO por meio de centrais de teleatendimento.

Com a administração de 212 quilômetros de rodovias e um plano de investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões em ampliações e melhorias, a CNL segue implementando ações para aprimorar a segurança e o conforto dos usuários. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.novolitoral.com.br.

Sou uma profissional versátil que encara os desafios com paixão e dedicação. Meu interesse pela leitura e busca constante por informações que enriqueçam meu cotidiano são características fundamentais. Atuo como Executiva de Novos Negócios na @evvecomunicacao, onde meu foco está em identificar e desenvolver oportunidades estratégicas, além de manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros. Minha formação acadêmica é em Gerenciamento de Processos, especializada em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Além disso, sou casada e mãe de dois meninos, João Abner e Henry Lucca. Nas horas vagas, exercito minha paixão pelo jornalismo digital, compartilhando insights relevantes através das mídias sociais e site de noticia deste portal.

DENGUE - MOGI - DESKTOP