Alto Tietê

Carreta da Mamografia realiza mais de 200 exames na primeira semana de atendimento em Suzano 

Serviço que auxilia no diagnóstico de câncer segue até sábado (23); veículo está localizado no Largo da Feira

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Carreta da Mamografia realiza mais de 200 exames na primeira semana de atendimento em Suzano 

Foto: Gláucia Paulino/Secop Suzano 

A "Carreta da Mamografia – Mulheres de Peito", que está instalada no Largo da Feira e oferece exames de mamografia desde a terça-passada (12), completou uma semana com 225 atendimentos, sendo 50 realizados nos dias úteis e 25 durante o sábado. O serviço que está sendo oferecido às suzanenses é um programa do governo do Estado e segue até este sábado (23/07), quando deve fechar o período de atendimento na cidade com 500 exames realizados no total. 

Com o objetivo de ajudar no diagnóstico de um possível câncer de mama, a "Carreta da Mamografia" distribui as senhas ainda pela manhã, pouco antes do atendimento, que tem início às 8 horas. A equipe do espaço é formada por técnicos de radiologia, além de funcionário voltadas à parte administrativa. 

Para o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, o número de mulheres que procuraram o serviço durante esta primeira semana está dentro da expectativa. "É sempre bom poder contar com este serviço, ele ajuda a complementar o que os municípios já oferecem em termos de saúde pública, seja ela no âmbito estadual ou municipal, tanto que em uma semana foram 225 exames, que é o número esperado para o programa". 

Após a realização do exame, o documento com a imagem do exame já é entregue para a paciente, que ainda recebe uma senha para a retirada do laudo para ser consultado ou impresso dois dias depois da mamografia e, caso haja alguma anormalidade no exame, a mulher é encaminhada a um hospital para realizar uma análise mais profunda, como uma biópsia. "Por isso a 'Carreta da Mamografia' é um serviço que vale a pena contar. A maior angústia para quem está em busca de um diagnóstico é justamente a espera, e quanto antes o câncer ser detectado, mais rápido são as chances de cura", finalizou o secretário. 

As mulheres de 35 a 49 anos e acima dos 70 anos, para realizarem o exame, precisam estar munidas com pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS), mais a carteirinha do SUS e o RG. Já as que estão na faixa etária de 50 a 69 anos necessitam apresentar pedido do médico, apenas o registro do SUS e o RG. O local exato da carreta é a rua Benjamin Constant, 1.930, próximo à rua Konoi Endo, no centro da cidade.