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Câmara de Poá promove audiência pública para esclarecimentos sobre negligência no Guido Guida

Representantes das empresas que atuam no hospital responderam perguntas dos parlamentares presentes e de familiares da vítima

Vania SousaFabrício Mello

Publicado

há 2 anos

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Câmara de Poá promove audiência pública para esclarecimentos sobre negligência no Guido Guida

Negligência: Vista geral da Câmara de Poá, durante Audiência Pública para esclarecer morte de munícipe. Foto: Vania Sousa

Na manhã desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Poá promoveu uma Audiência Pública da Saúde para que a OSS (Organização Social de Saúde) Instituto Alpha de Medicina, responsável pelo Pronto Atendimento Municipal Guido Guida, e a M&R Soluções Inteligentes, empresa responsável pela portaria do hospital, prestassem esclarecimentos sobre o caso do paciente Genivaldo Guedes, conhecido como Sr. Libório, de 50 anos, que chegou à unidade com sintomas de infarto, mas foi impedido pelo controlador de acesso de entrar no hospital por falta de cadeira de rodas. 

Na audiência, que tomou como base as filmagens que causaram comoção e tornaram-se a prova da falta de ação da equipe do Pronto Atendimento, foi questionada a disparidade entre a demora no atendimento descrita pela gestora do hospital e própria Prefeitura, de 2 minutos, e a apresentada no vídeo. Segundo os presentes, a espera teria sido de quase 20 minutos, uma vez que a confusão teria começado a ser gravada minutos depois de os familiares perceberem a demora.

Entretanto, o dr. João Paulo, coordenador médico da Alpha, disse que o paciente foi atendido dentro do tempo necessário para esse tipo de situação. O advogado da M&R, dr. Dario Ferreira, complementou e defendeu que não houve negligência por parte do controlador de acesso.
A audiência foi mediada pelo presidente da Comissão de Saúde na Câmara de Poá, dr. Saulo Teixeira Alberto da Costa (DEM), o Dr. Saulo Dentista, que, no início, ressaltou a importância de que todos “pudessem sair desse encontro com a certeza de que todos os pontos foram discutidos e esclarecidos”.   

O advogado da M&R garantiu que a equipe passará por um novo treinamento e orientação, para capacitar os funcionários para situações de emergência. 

“A audiência não vai trazer a vida do sr. Libório de volta, mas a gente consegue entender o que aconteceu e evitar que isso ocorra novamente”, declarou o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves, o Edinho (Pode).

Em dado momento, Dr. Saulo Dentista questionou a Alpha se a população pode contar com o hospital para prestar socorro, uma vez que a alta demanda pode ter causado a demora no atendimento. O Dr. João Paulo respondeu que o hospital consegue receber casos de emergência e completou que as pessoas podem procurar o Guido Guida para esses casos.

Também estiveram presentes os vereadores: Patrícia Bin (PSDB), o presidente da Câmara, Diego dos Reis, Pernoca (PTB), Rogério Mathias (PTB), Jilmara Kirino (Avante), Lucas Ferrari (PSC) e Welson Lopes (PR) e o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

O ocorrido

Vídeos do caso, que ocorreu no dia 19 deste mês, viralizaram nas redes sociais. Nele, moradores que levaram o paciente até o hospital questionaram a demora no atendimento. O socorro chegou momentos depois, mas a vítima foi a óbito quatro horas mais tarde. Na ocasião, munícipes acusaram a prefeitura de Poá, o Instituto Alpha e a M&R de negligência.

A nota divulgada pela prefeitura de Poá afirmava que todas as cadeiras de roda estavam em uso no momento da chegada do paciente. Ainda segundo a administração municipal, o problema “foi resolvido em questão de cerca de dois minutos e meio”. E, segundo o Instituto Alpha de Medicina, o controlador de acesso pediu para que a família aguardasse o envio da cadeira de rodas e acionou a equipe de enfermagem. Mas, levando-se em conta o tempo do vídeo que circulou nas redes sociais, a demora foi de cerca de 20 minutos.