Alto Tietê

Bilionária MacKenzie Scott realiza doação milionária para ONG Gerando Falcões 

Criada em Poá, instituição foi escolhida pela norte-americana para receber R$ 27 milhões em investimentos

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Bilionária MacKenzie Scott realiza doação milionária para ONG Gerando Falcões 

Verba será investida em projeto piloto na favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos. Foto: Divulgação

A bilionária norte-americana, MacKenzie Scott, escolheu a ONG brasileira Gerando Falcões para receber R$ 27 milhões em investimentos. Criada por Eduardo Lyra, a instituição que nasceu em Poá batalha contra a pobreza nas favelas do país. A doação foi feita com total liberdade para o uso do dinheiro.

A organização agora passa a fazer parte de um grupo seleto de instituições que receberam doações de MacKenzie. A lista divulgada por ela esta semana com o nome de 465 entidades conta com 15 organizações brasileiras. 

Além da Gerando Falcões, estão no rol de MacKenzie a BrazilFoundation, Conectas Direitos Humanos, Fundo Baobá, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Casa Socioambiental, Fundo ELAS, Instituto Dara, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Sou da Paz, Nossas, Politize, Projeto Saúde e Alegria, Redes da Maré e Vetor Brasil.

Segundo Eduardo Lyra, criador da ONG, pelo menos 5 milhões serão usados em um projeto piloto na favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos-SP, que abriga mil moradores. “O objetivo deste projeto piloto na Grande São Paulo é ter ainda um acompanhamento acadêmico para que se possa provar cientificamente que é possível mudar a realidade das favelas”, explica Lyra.

Ele também comemora a visibilidade alcançada com a doação de MacKenzie, principalmente por ser “ uma maneira de chamar a atenção no exterior e dar maior visibilidade à nossa causa”.

O CEO da Gerando Falcões, entretanto, comentou sobre outras atividades que a instituição vem desenvolvendo para atrair mais investidores de fora do Brasil, como o jantar para arrecadação de recursos promovido hoje (29), em Londres. “Queremos mobilizar cada vez mais as empresas e doadores, inclusive fora do País, que acreditam no potencial da Gerando Falcões. Somente estimulando a filantropia no mundo é que conseguiremos levar adiante nossa missão”, completa.