Seja um empreendedor de sucesso

Empreender não é uma tarefa fácil, ainda mais no Brasil onde temos um excesso de burocracia e altas cargas tributárias. 


Não existe uma receita ou fórmula mágica para se tornar um grande empreendedor e atingir o sucesso almejado. Porém, existem alguns passos que são importantes para todos que o almejam. Afinal, para ser um empreendedor bem sucedido é preciso ter certas qualidades que poucos conseguem ter, ou seja, para ser bem sucedido você deve soltar o gigante adormecido que você tem dentro de si.


Primeiro é necessário buscar conhecimento sobre a área em que deseja atuar, como cursos de capacitação para entender melhor o mercado e as próprias atividades e situações que você encontrará no dia a dia.
É imprescindível um bom plano de negócios, onde será definido a estrutura operacional da empresa, estabelecer um plano financeiro detalhado com os investimentos previstos, definir o capital de giro, custos e a previsão de rentabilidade da empresa nos primeiros anos (pelo menos 3 anos). Vale a pena, também, criar um plano de marketing para poder identificar claramente o seu público-alvo, seu mercado e suas estratégias de venda.
Para se obter destaque em um mercado com tantos concorrentes, você precisa levar em conta a importância de ter um diferencial e gerar algum valor para o cliente. A grande questão é: o que fará o cliente preferir o meu produto/serviço? 


Antes de iniciar as atividades, é fundamental ter em mãos pelo menos o dinheiro suficiente para manter as despesas gerais da empresa por um ano. Geralmente, os primeiros meses são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa.


Uma excelente dica é estipular um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários. Para definir o seu salário como diretor, é simples: imagine quanto você pagaria para alguma pessoa executar as suas funções. Além disso, é preciso evitar a retirada de dinheiro fora das datas pré-fixadas para o pagamento e manter muito bem estruturado o controle financeiro da empresa.


A ansiedade pode causar grande frustação antes mesmo que clientes importantes tenham conhecimento de que sua empresa existe. Não exija resultados antes da hora. Inúmeros fatores podem atrasar o reconhecimento da empresa, por isso é preciso manter os esforços na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e incentivos para inovar.

Afinal Sucesso é uma decisão!