Mundo
Meta segue o exemplo de Elon Musk e adota "Notas da Comunidade"; mudança pode beneficiar o combate à censura
Mudança anunciada por Mark Zuckerberg promete maior controle dos usuários sobre postagens, mas redução na identificação de conteúdos problemáticos
Em um pronunciamento em seu perfil no Instagram nesta terça-feira (7), o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o encerramento do programa de verificação de fatos da empresa para adotar as “notas de comunidade”, um recurso similar ao implementado pela plataforma X, de Elon Musk. “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas da Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”, disse Zuckerberg.
“Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes”, completou.
A decisão de Zuckerberg reforça a aproximação com Elon Musk, dono do X, plataforma que tem sido criticada por muitos, mas também é vista como um apoio para figuras como o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A medida também pode ser interpretada como uma tentativa de combater as censuras nas redes sociais, permitindo uma maior liberdade de expressão, especialmente para aqueles que se consideram alvo de remoções ou moderação excessiva.
Até o momento, a Meta contava com parceiros de verificação de fatos (“fact checking”, em inglês) para auxiliar na moderação de postagens, além de uma equipe interna dedicada a essa função. A partir de agora, em casos de conteúdos considerados pela Meta como de “menor gravidade”, os próprios usuários poderão adicionar correções aos posts, como complemento ao conteúdo, de forma semelhante ao que é feito no X.