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Triagem médica define atendimentos no PS do Hospital Luzia, que segue voltado a casos graves e regulados
Desde 23 de abril, pacientes que chegam por conta própria passam por avaliação médica na porta do pronto-socorro, que define se o caso será atendido no hospital ou orientado para outro serviço

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, emitiu um comunicado interno ao corpo clínico reforçando o protocolo para pacientes que procuram o atendimento de urgência e emergência por meios próprios. A orientação esclarece que o pronto-socorro do hospital não está aberto ao público geral, mas sim destinado a casos referenciados, como infartos, AVCs, politraumas e situações de maior gravidade.
Desde 23 de abril de 2025, todos os pacientes que chegarem por conta própria à porta da emergência do hospital serão inicialmente acolhidos pela equipe de enfermagem e, em seguida, avaliados pelo médico de plantão. Caberá ao profissional identificar se o caso será atendido no Luzia ou se o paciente será encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A medida visa evitar inseguranças, atritos e riscos tanto para os profissionais quanto para os pacientes, uma vez que muitos desses atendimentos não são de competência do hospital e devem ser resolvidos nas UPAs. O fluxo também segue orientações éticas do Conselho Federal de Medicina, que determina que todo paciente que acessa um serviço de emergência deve passar por avaliação médica.
O comunicado reforça que o hospital Luzia de Pinho Melo segue como referência para atendimentos graves e regulados, como os casos de urgência encaminhados via Central de Regulação ou pelo SAMU.