Evento esportivo homenageia seis atletas em Guararema

Diulgação

O Conselho Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realizou na quarta-feira, dia 06 de fevereiro, mais uma edição do evento Medalha de Honra do Mérito Esportivo.
O prêmio tem como propósito estimular a prática do esporte, bem como premiar os atletas com melhor desempenho atlético e técnico do ano, além de técnicos e dirigentes que contribuíram para o crescimento esportivo no município.
Receberam a homenagem o atleta da Seleção Brasileira de Caiaque Polo Sub-21, Bernardo Drozina, na Categoria Revelação; o técnico Walter Aparecido da Silva Júnior, na Categoria Destaque Técnico, atuando há mais de 30 anos na área; a amazona Mariana Serra Azevedo, na Categoria Atleta Destaque, que superou uma doença através do Hipismo; o futebolista Everton Araújo dos Santos, o Chininha, na Categoria Bola de Ouro e Pedro Machado, na Categoria Homenagem Póstuma, por toda sua história de vida dedicada ao Esporte.
 "É uma forma de homenagear e incentivar os nossos atletas, além de dar mais visibilidade para a área esportiva que é muito importante para a saúde, bem-estar e para a formação dos cidadãos", disse a secretária da pasta, Jussara Zatsuga.
 Prestigiaram o evento o prefeito Adriano Leite, vereadores Eduardo Moreira, André Costa e Antônio Carlos Borges e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Irineu Cláudio Leite, além dos familiares dos homenageados e amantes da área esportiva.


Bernardo Drozina, na Categoria Revelação
Bernardo Drozina Vieira nasceu em 03 de agosto de 2002, em Itapecerica da Serra. Morou em Guararema por 05 anos e atualmente mora em São Paulo. Em 2015, quando tinha 13 anos, começou a fazer aulas de canoagem slalom em Guararema; treinou durante 3 anos, disputou 02 etapas da Copa Brasil de 2017 (7° e 3° lugar), 04 paulistas (9°, 2°, 2° e 3° lugar) e 1ª etapa da Copa Brasil de Caiaque Pólo 2017 (3° lugar).
Em 2019, Bernardo participará da copa Brasil de caiaque pólo e pan-americano, onde disputará vaga para o mundial.
 Walter Aparecido da Silva Júnior, na Categoria Destaque Técnico
Formado em 1985, começou a trabalhar como Professor de Educação Física na "Escola de Natação Lago Azul", ficando até 1990.
Em 1994, entrou na "Escola Santo Agostinho" para dar aula de Educação Física, até 2009. Também trabalhou como Preparador de Goleiros da Seleção Mogiana. É formado como Técnico de Futebol e Futsal. Há 14 anos trabalha na SEMCEL de Guararema, como professor de Futebol, Futsal, Vôlei e Basquete.
Mariana Serra Azevedo, na Categoria Atleta Destaque
Mariana nasceu com uma doença genética e com 06 meses já apresentava dores, palidez e imunidade baixa, era internada toda semana com início de pneumonia e dores.
Mudou para Guararema pela qualidade de vida e começou uma grande luta em busca de bons médicos e tratamentos. Por seu amor imenso por cavalos, pedia incansavelmente para fazer aulas de hipismo.
A indicação no início era apenas trotar, a atleta sempre concordava. Em outubro de 2013, participou de sua primeira competição. As dores pararam e está há 04 anos sem precisar de transfusão.
Em 2015 e 2016 foi destaque em todas as categorias de base, ficou entre os 10 melhores do hipismo estadual em 04 categorias pela Federação Paulista.
Foi vice-campeã no Concurso Nacional de Amazonas competindo com 52 mulheres de idades variadas.
Em 2018, iniciou em uma nova categoria, 1,10m, ficando entre as 06 primeiras.
Em março de 2018, a Amazona Olímpica Luciana Dini, veio ao Brasil para realizar, junto com a Comark, o sorteio de uma clínica para o atleta que representasse o futuro do hipismo nacional. A Mari foi escolhida por unanimidade!
Esse curso foi o início de um novo rumo em suas conquistas, já sendo agora conhecida como  Atleta Profissional e sendo reconhecide em Portugal. O objetivo é disputar as seletivas do Sul Americano. 
Everton Araújo dos Santos, na Categoria Bola de Ouro 
Começou em 2003, na primeira escolinha de futebol em Santa Isabel, ficando lá por 04 anos. Começou a jogar em Guararema, sendo seu primeiro time o "Juventude". Mas começou a ganhar destaque no time "Família".
Times que jogou: Juventude, Família, Bicho Papão, Guanabara, Cerejeira e atualmente no União da Balança.
Homenagem Póstuma ao Pedro Machado (Seu Pedro), representado por sua família
Pedro nasceu em 28 de junho de 1938. Começou jogando no time Figueira de Santa Branca, mais tarde jogou de Lateral Direito no time do Bellard, seu último time foi o da SABESP. 
Virou técnico e começou a dirigir a equipe do Flamenguinho de Guararema. Em seguida, também foi campeão como técnico pela equipe Morro.
 Em 10 de Abril de 1994, juntamente com seu filho Sérgio Luiz, fundou o "Operário Futebol Clube". Participando das atividades da equipe em campeonatos municipais, festivais  e de outras regiões do estado e fora dele também. Participou de excursões para diversas cidades do Estado de São Paulo, Minas Gerais e  no Rio de Janeiro.
 Faleceu em 20 de agosto de 2009, deixando saudades e uma vasta história no Futebol Amador.