Presa quadrilha que furtava combustível em Guararema

Divulgação

Essa semana começou com uma grande realização para a Polícia Militar (PM) de Guararema, nessa segunda-feira, 14 de janeiro, os PMs realizaram a apreensão de uma quadrilha que furtava combustível dos tubos da empresa Petrobrás, os tubos estão localizados  próximos da faixa OSPLAN, no bairro do Lambari em Guararema.
Os responsáveis pela apreensão dessa semana  são os Cabos Tobias e Fabiano da viatura M-17302, os policiais militares receberam denúncias do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e também dos funcionários da companhia Petrobrás, ambos os órgãos alegavam furto de combustível em dutos instalados na Estrada João Evangelista dos Santos, no bairro do Lambari em Guararema- SP. Na madrugada de segunda a equipe de segurança da empresa notou uma movimentação, inclusive, com utilização de lanternas, em local muito próximo do outro roubo, suspeitando que os autores teriam retornado, acionaram a Polícia Militar 
A viatura se locomoveu até o local indicado na madrugada de segunda-feira e a equipe abordou um carro da marca Chevrolet, modelo Cobalt, o veículo estava parado próximo ao local da denúncia com dois indivíduos: J.C.O.S e D.D, inicialmente ambos alegaram estar à procura de um sítio onde estaria acontecendo uma festa, porém os policiais estranharam a agitação dos rapazes e também suas roupas completamente sujas de terra.
Os PMs percebendo a movimentação inquieta dos abordados e entraram em contato com a Central,  localizada na Rua Dona Laurinda, nº 260 no centro, e solicitando reforços o apoio chegou rapidamente, o Sargento Renato e Soldado Germano, da viatura M-17308, auxiliaram na abordagem dos meliantes.
Instantes após a aproximação, os policiais militares localizaram outro veículo próximo ao local, dessa vez um Pegeout, acompanhado com 3 pessoas: J.E.L.S, A.H.V e S.C.R, os três alegaram estar indo ajudar um amigo que estava com problemas no carro, versão bem diferente da apresentada pelos outros rapazes.
Diante das versões contraditórias, os policiais militares decidiram entrevistar cada um dos detidos individualmente, foi nesse momento que o suspeito J. E. resolveu confessar, admitiu ter sido contratado por J. para ajudar na escavação, o mesmo chegou a mostrar imagens da operação que estava em seu celular, para os policiais e ainda admitiu que ganharia R$ 500,00 ao final do serviço.
Perante a confirmação da suspeita, os policiais questionaram novamente o suspeito J., o mesmo resolveu admitir ter escavado o túnel e que retornaram na noite em questão para concluir o furto, logo após a afirmação dos dois os policiais deram voz de prisão para os cinco rapazes, J. ainda chegou a oferecer cem mil reais para não ser preso, alegando que não estavam fazendo mal a ninguém pois não roubaram nenhum trabalhador.
Nesse momento foi solicitado que a perícia fosse até o local, o Perito Criminal Dr. João Wagner Russo Kinker, do Instituto de Criminalística de Mogi das Cruzes, constatou a presença de um túnel de aproximadamente 6 metros de extensão no local, as terras retiradas para a abertura do buraco, foram ensacadas pelos suspeitos e deixadas em torno do local do delito, a escavação completamente irregular dava acesso aos dutos pertencentes à empresa Petrobrás, onde os meliantes realizaram o furto do combustível, ainda foi encontrado duas pás e alguns galões vazios para o transporte do líquido, todos os objetos foram levados até o DP de Guararema junto com os suspeitos para o registro do BO; junto com os suspeitos foram apreendidos também 9 celulares, 6 cartões de créditos, 4 folhas de cheque, 1 relógio e o total de R$ 1.608,60 em cédulas.
De acordo com o Código de Processo Penal, art. 302, inciso II, as ocorrências registradas para os cinco suspeitos foram por furto qualificado tentado, nos termos do art. 155, §4º, incisos II e IV, c/c art. 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro.
Os presos deverão ser removidos a Cadeia Pública de Mogi das Cruzes, onde permanecerão até a apresentação da custódia.