PM de Guararema recupera aves capturadas ilegalmente

Divulgação PM


Durante patrulhamento na Rua Dona Francisca Lerário no bairro da Freguesia da Escada em Guararema, o Policial Militar Souza foi informado por pedestres que havia um carro parado na estrada com quatro pessoas ao redor em atitude suspeita. O PM se deslocou até o local e realizou a abordagem dos suspeitos, sendo dois deles menores de idade.
Nada de ilícito foi encontrado com os suspeitos durante a revista, porém ao vistoriar o carro o policial encontrou 4 aves presas em uma gaiola no porta malas e mais uma ave presa em outra gaiola no banco do passageiro dianteiro.
Ao serem questionados os suspeitos informaram que estavam caçando pássaros no intuito de ganhar dinheiro, os mesmos pretendiam vender as aves por R$ 30,00 reais cada um, em seguida indicaram outras gaiolas que estavam dispostas ao longo da via, ao se aproximar o PM verificou que todas as gaiolas eram bem rusticas, de madeira e arame, com mais algumas aves dentro.
O PM solicitou a presença da Polícia Ambiental no local, o Sargento Araújo e seu parceiro Albuquerque se dirigiram até o local, chegando lá os policiais tomaram as devidas precauções com as aves e apuraram um total de oito aves capturadas: seis colerinhas, um trinca-ferro verdadeiro e um bigodinho; todas as aves são silvestres e não constam na lista de animais em extinção.
Seguindo com a abordagem dos meliantes, o PM solicitou os documentos do carro e suspeitou quando o dono apresentou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2007 e o veículo não estava em seu nome, diante dos fatos o PM realizou uma nova vistoria, mais minuciosa dessa vez, ao checar o número do chassi o policial suspeita de adulteração, verificando o selo do assoalho do veículo o policial conferiu no sistema e consta que a numeração pertence a outro veículo, que tem uma numeração inicial padrão.
O sistema apontou que a numeração era referente a um veículo roubado na cidade de Mogi das Cruzes no inicio de 2018, e a placa era na verdade de um carro furtado em Varzea Paulista e já recuperado.
O dono informou que comprou o veículo em um ferro velho na cidade de Itaquaquecetuba, o policial declarou a apreensão do veículo e a notificação do real dono.
Os suspeitos foram levados até a Delegacia de Guararema onde foi feito o BO pelo crime ambiental.