Mogi das Cruzes
Fundo Social de Mogi abre 80 vagas em cursos gratuitos para geração de renda em Cezar de Souza
Com inscrições encerradas no Polo da Vila Brasileira, Fundo Social ainda oferece vagas em Cezar de Souza; cursos gratuitos começam em 5 de maio e são voltados a moradores em busca de qualificação profissional

Devido à grande procura, as inscrições para os cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes foram encerradas no Polo da Vila Brasileira. No entanto, ainda há 80 vagas disponíveis nas unidades descentralizadas localizadas em Cezar de Souza, na Paróquia São Pedro Apóstolo e na Comunidade São Francisco de Assis.
Os cursos são voltados à população de baixa renda e têm como objetivo a geração de renda e a qualificação para o mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas pelo site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br) ou diretamente pelo link: https://forms.gle/aE5YQh72qNce9DYRA.
Nesta etapa, a idade mínima para participar dos cursos de Videomaker e Maquiagem é de 16 anos. Já os maiores de 18 anos podem se inscrever nas modalidades de Auxiliar de Cabeleireiro e Salgados e Doces para Festas. As aulas começam no dia 5 de maio e serão realizadas duas vezes por semana, em turmas no período da manhã ou da tarde, conforme a escolha do aluno.
Ao todo, foram abertas 720 vagas, sendo 560 no Polo da Vila Brasileira e 160 nas unidades descentralizadas. Entre os cursos ofertados estão opções nas áreas da beleza, culinária e produção audiovisual. Os cursos são gratuitos, mas os materiais devem ser adquiridos pelos próprios alunos.
Um dos destaques desta fase é o curso de Videomaker, que aborda desde a produção de conteúdo para redes sociais até técnicas de filmagem, edição e uso de drones. A capacitação reflete a crescente demanda do mercado por profissionais capazes de criar vídeos atrativos para plataformas como YouTube, TikTok e Instagram.
A presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, reforça o impacto social da iniciativa. “Uma de nossas principais missões é trabalhar para promover o bem-estar social na cidade, e os cursos profissionalizantes gratuitos são instrumentos essenciais para a qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda”, afirma.
Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo e residir em Mogi das Cruzes. No caso de alunos menores de 18 anos, a ficha de inscrição impressa deverá ser assinada por um responsável maior de idade no primeiro dia de aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6365.