Mundo

Mogiano conquista 1ª medalha olímpica para o Brasil em Paris 2024

Mogiano Willian Lima, de 24 anos, garantiu a primeira medalha para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Sara Virginia

Publicado

há 1 mês

em

Mogiano conquista 1ª medalha olímpica para o Brasil em Paris 2024

Reprodução | COB - Foto: Wander Roberto/COB

Willian tinha pouco mais de oito meses de vida quando Tiago Camilo e Carlos Honorato chegaram à disputa do ouro nos Jogos de Sydney, ambos terminando com a prata. Diante da esposa, Maju, e do filho, Dom, Willian avançou luta a luta até a final do peso meio-leve (66kg) na Arena Champs de Mars, uma categoria histórica no judô brasileiro, onde nomes como Rogério Sampaio (ouro em Barcelona 1992), Daniel Cargnin (bronze em Tóquio 2020) e João Derly (bicampeão mundial) brilharam.

Na primeira rodada, o mogiano venceu Sardor Nurillaev com um waza-ari a seis segundos do fim. Na sequência, derrotou Serdar Rahimov, do Turcomenistão, por três shidos (punições). Nas quartas de final, aplicou um ippon no mongol Baskhuu Yondonperenlei. Na semifinal, superou o cazaque Gusman Kyrgyzbayev com outro ippon. Na final, enfrentou Hifumi Abe, que defendeu seu título olímpico de Tóquio 2020, vencendo Willian. Antes da façanha em Paris, as principais conquistas de Willian ocorreram em Grand Slams, com bronzes em Tblisi e Tashkent (2024) e prata em Antalya (2022).

Também ganhou ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania, no Rio, e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Leandro Guilheiro, treinador de Willian, destacou o perfil psicológico e emocional do judoca. “Ele se destaca em grandes eventos e pressões, características importantes no judô atual,” comentou. Após receber a medalha de prata, Willian correu para colocá-la no pescoço do pequeno Dom, de 10 meses, realizando o que havia prometido. “Ter meu filho aqui foi planejado. Ele é minha motivação. Quero que ele acompanhe minha trajetória. Do começo ao fim, pensei em colocar essa medalha no pescoço dele,” concluiu Willian.

A trajetória de Willian até a medalha foi marcada por vitórias eletrizantes e momentos emocionantes, consolidando seu nome na história do judô brasileiro. Além de celebrar a conquista, Willian Lima refletiu sobre o impacto de seu desempenho no judô brasileiro. “Essa medalha é resultado de muito esforço e dedicação. Quero inspirar a próxima geração de judocas, mostrar que é possível alcançar grandes feitos com trabalho duro e determinação.

É uma honra representar meu país e minha cidade de Mogi das Cruzes, levando o nome de nossa comunidade para o mundo,” afirmou o atleta.

Sou uma profissional versátil que encara os desafios com paixão e dedicação. Meu interesse pela leitura e busca constante por informações que enriqueçam meu cotidiano são características fundamentais. Atuo como Executiva de Novos Negócios na @evvecomunicacao, onde meu foco está em identificar e desenvolver oportunidades estratégicas, além de manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros. Minha formação acadêmica é em Gerenciamento de Processos, especializada em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Além disso, sou casada e mãe de dois meninos, João Abner e Henry Lucca. Nas horas vagas, exercito minha paixão pelo jornalismo digital, compartilhando insights relevantes através das mídias sociais e site de noticia deste portal.