Mogi das Cruzes

Vereadoras de Mogi repudiam declarações machistas de deputado

Parlamentares se posicionaram contra as afirmações de Arthur do Val durante sessão na Câmara, no Dia Internacional da Mulher

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Vereadoras de Mogi repudiam declarações machistas de deputado

Divulgação

Durante a sessão ordinária de terça-feira (8) - Dia Internacional da Mulher -, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, as vereadoras Malu Fernandes (SD), Fernanda Moreno (MDB) e Inês Paz (PSOL) fizeram questão de declarar repúdio e demonstrar indignação em relação às afirmações sexistas do deputado estadual Arthur do Val (sem partido), conhecido como “Mamãe Falei”. 

Em entrevista ao O Novo, Malu Fernandes falou sobre o caso e declarou apoio à cassação do mandato de Arthur do Val. “Uma pessoa dessa, que ocupa uma função pública, não deveria nem estar neste cargo. Isso demonstra o quanto ele foi desrespeitoso não só com as mulheres, mas, sim, com a sociedade em geral. Eu apoio as iniciativas que propõem o afastamento dele da vida pública. Precisamos rechaçar esse tipo de postura e dar o exemplo de que ações assim não serão toleradas”, disparou.

A parlamentar também lamentou a postura de Arthur do Val, relembrando que ele havia partido para a Ucrânia em uma suposta “missão solidária''.  Para Malu, as declarações dele demonstram que o machismo e a objetificação da mulher estão enraizados na sociedade. “As falas do deputado Arthur do Val infelizmente só refletem algo que já virou cotidiano entre as pessoas”, desabafa.

Segundo a vereadora Inês Paz, o gesto de “Mamãe Falei” foi bárbaro. “Além da fala repugnante, é preciso lembrar que ela reflete o pensamento dele, a ação dele. É a verbalização de um comportamento. Agrediu todas as mulheres. Ele precisa ser cassado!”, disse.

Ainda durante a sessão, Fernanda Moreno demonstrou indignação ao falar do ocorrido. “Foi muito triste. Um representante da população, um pré-candidato ao governo. É muito triste porque reflete o pensamento, a forma de enxergar as coisas. Infelizmente, em 2022, ainda temos pessoas públicas com uma mentalidade tão grosseira. Ainda bem que a máscara caiu antes”, lamentou.

 

Os áudios

Os áudios vazaram nas redes sociais no dia 4 deste mês. Em um grupo de conversa com amigos, Arthur do Val se referia às refugiadas ucranianas como “fáceis porque são pobres”. Entre outras afirmações, o deputado as comparava com brasileiras e chegou a insinuar turismo sexual. ”É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo, você dá bom dia e elas cospem na sua cara e aqui elas são supersimpáticas, super gente boa. Assim que essa guerra passar, eu vou voltar para cá”, descrevia o deputado no áudio.

O deputado, atualmente, é alvo de um processo de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e foi expulso do Podemos, partido no qual era filiado. Giulia Blagitz, ex-namorada do deputado, também anunciou o término do relacionamento pelas redes sociais após o vazamento dos áudios.