Mogi das Cruzes

Samba das Mulheres começa neste sábado

Entre os assuntos abordados estão: periferia, intolerância religiosa e educação

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Samba das Mulheres começa neste sábado

Divulgação

A 29ª edição do Samba das Mulheres acontece neste final de semana (dias 11 e 12) e no próximo (dias 18 e 19), na Associação Cultural Casarão da Mariquinha. O evento tem o protagonismo de mulheres na cultura, representatividade, muita música e a formação de uma grande roda on-line. 
Segundo festival realizado pelo grupo Dona da Rua, o evento tem o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Cultura de Mogi das Cruzes (Profac) e inclui ainda debates e outras atividades. A programação é gratuita e acontece tanto on-line como presencial. As transmissões serão feitas pelo YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCRGB0sJqiHDAvrv-gKNjmTw).

Sem limite de público e com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), serão dois pocket shows gravados por dois grupos de samba femininos que nasceram no Samba das Mulheres. O primeiro deles, às 21 horas deste sábado (11), será protagonizado pela formação ‘Samba M’, que busca evidenciar “o protagonismo da mulher negra no samba mogiano”. 

“O samba historicamente é lugar simbólico, onde o povo negro se viu representado em suas lutas. Nas rodas de samba de bairro, nas comunidades, nos terreiros, temas caros para o povo negro sempre foram abordados, tanto nas canções quanto no exercício de construção de identidades”, afirmam as organizadoras.

Entre os temas abordados nestas conversas estarão: juventude, gênero, sexualidade, negritude, representatividade LGBQIA+ na roda de samba, periferia, intolerância religiosa e educação.

Mais informações sobre a 29ª edição do Samba das Mulheres estão disponíveis no Instagram @sambadasmulheres e também nas redes sociais do grupo @donadaruaoficial.