Mogi das Cruzes

Proibição do plantio de Spathodea campanulata é aprovada no Legislativo

Árvore conhecida por “Bisnagueira”, entre outros nomes, é tóxica e agride fauna local

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Proibição do plantio de Spathodea campanulata é aprovada no Legislativo

Divulgação

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o Projeto de Lei 80/2021, de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), foi aprovado. A iniciativa visa a proibição do plantio e reprodução de mudas da espécie Spathodea campanulata.

A árvore invasora, também conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta, é uma espécie nativa do continente africano e foi trazida ao Brasil por conta de sua beleza única. 

A planta, entretanto, é perigosa aos centros urbanos por possuir raízes rasas e casos de queda de galhos frequentes. Além disso, suas flores possuem alcalóides tóxicos que causam alucinações aos seres humanos e são letais para as abelhas e beija-flores.

Segundo o projeto, as espécies já existentes em Mogi das Cruzes deverão ser substituídas gradativamente por espécies nativas. A iniciativa ainda prevê uma multa de quase R$1000,00 por planta ou multa produzida, com o valor podendo ser dobrado em caso de reincidência.